20

mar

Repórter: Leandro Pessoa/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 08:00 hrs

UNEB convoca estudantes do internato de Medicina para combate ao COVID-19 em força-tarefa de Telemedicina

A UNEB convoca os estudantes do seu curso de Medicina, que estejam entre o 9º e o 12º semestres, para compor a força-tarefa “Tele-Coronavírus”, de combate ao novo Coronavírus (COVID-19) em Salvador.

A iniciativa, que é fruto de uma rede de colaboração entre instituições de educação superior (IES) públicas e privadas da Bahia, visa a criação de uma central de saúde, via web-telefônica, para atuar na triagem de casos suspeitos e orientar a população da capital no combate à doença.

Os discentes serão capacitados por meio de videoaulas para aplicação de protocolos de triagem. A central, que já está sendo montada, encaminhará automaticamente a ligação para os celulares dos estudantes, que poderão colaborar sem se expor a riscos de infecção individual pelo vírus.

Os interessados devem se voluntariar, por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela iniciativa. Todos os participantes precisarão cumprir uma carga horária mínima de 12 horas semanais (em dois turnos de 4h) e 4h no fim de semana, a cada 15 dias. A expectativa é que sejam realizados 1.440 atendimentos por dia.

As ligações serão gratuitas e o objetivo é evitar deslocamentos desnecessários dos pacientes para as unidades de saúde, visando a manutenção do isolamento social, para desacelerar os índices de contágio, e que as unidades de saúde não sejam sobrecarregadas.

Os serviços de triagem ofertados para classificação dos casos vão indicar a gravidade e apresentar as orientações necessárias. As ocorrências mais graves serão encaminhadas para unidades de saúde para avaliação presencial. Cada grupo de atendimento será formado por um supervisor médico e 20 estudantes.

O Tele-Coronavírus é uma iniciativa coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ela fortalece também a solidariedade entre as instituições, suas equipes e a sociedade baiana, reunindo tecnologia, informação e conhecimento para minimizar os impactos da pandemia de COVID-19.

Formulário Eletrônico para estudantes do internato de Medicina

Imagem (home): Reprodução