13

mar

Autor: Danilo Oliveira   |   Postado por: Danilo Oliveira às 18:11 hrs

Comissão da UNEB divulga nota com recomendações para prevenção e combate ao novo Coronavírus

NOTA DA COMISSÃO – 13/03/2020

Atentos ao que vem orientando as autoridades sanitárias e de saúde do país sobre a pandemia do novo coronavírus, a Administração Central da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) se empenha pela disseminação das informações preventivas, no sentido de evitar o contágio.

As medidas preventivas adotadas são aquelas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), que visam evitar o pânico generalizado, mas, sobretudo, manter a população informada sobre o avanço do vírus e sobre o seu combate.

No cenário atual do novo Coronavírus na Bahia, recomendamos que:

Os alunos com sintomas respiratórios agudos como: tosse, dor de garganta, espirro, coriza, rouquidão, diarreia ou febre, mesmo que leves; ou assintomáticos com familiares e contactantes com sintomas semelhantes, deverão permanecer em suas residências e retornar às atividades somente após 15 dias do início dos sintomas ou após definição diagnóstica do caso;
Indivíduos com piora dos sintomas respiratórios, febre alta e/ou falta de ar deverão procurar unidade de emergência mais próxima para avaliação clínica;
Sejam suspensas as viagens internacionais;
Sejam suspensas as atividades com grande presença de público em lugares fechados e pouco ventilados; onde não é possível manter a distância recomendada de um metro entre as pessoas;

Reforçamos ainda a necessidade de seguir as recomendações dos cuidados gerais para redução da transmissibilidade:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente antes de ingerir alimentos, após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como: mercados, shoppings, cinemas, teatros, aeroportos e rodoviárias. Se não tiver acesso à água e sabão, use álcool em gel a 70%.
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e outros utensílios;
Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos não estejam higienizadas;
Proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descarte logo após o uso) ou com o braço (e não as mãos) ao tossir ou espirrar;
Recordar que notas de papel moeda e aparelhos celulares podem ser fontes de contaminação e por isso recomenda-se o cuidado de reforçar a higienização das mãos.

Os chefes de setores, como os da limpeza e manutenção, estão orientados a instruir seus funcionários para que tenham um cuidado especial na limpeza de portas, maçanetas e corrimões, por exemplo. Também a higiene das mesas de trabalho, computadores e cadeiras. Esses equipamentos e móveis são de uso comum!

A UNEB instalou Comissão coordenada pelo professor Dr. Paulo Barbosa, Coordenador do Serviço Médico Odontológico e Social (SMOS) da universidade, e pela professora Dra. Dayse Lago de Miranda, Assessora Chefe da Reitoria. Esse comitê será responsável por toda orientação e tomada de decisão acerca do enfrentamento da pandemia e da sua prevenção, no âmbito da UNEB.

Atualizaremos as recomendações, de acordo com os acontecimentos e casos notificados pelo Estado e Municípios, por meio da página portal.uneb.br/duvidascoronavirus.

Para maiores informações, entrar em contato com o SMOS através do e-mail: duvidascoronavirus@uneb.br.

Comissão com a finalidade de acompanhar e orientar as condutas institucionais relativas à pandemia do COVID-19, no âmbito da UNEB:

Paulo José Bastos Barbosa
Dayse Lago de Miranda
Ana Gabriela Alvares Travassos
Ana Paula Chancharulo de Morais Pereira
Venetia Durando Braga
Kátia Silene Lopes de Souza Albuquerque
Leandro Santos Coelho de Souza
Daniel de Cerqueira Góes
Danilo Oliveira da Silva

Segue link para maiores informações: portal.anvisa.gov.br/coronavirus/protocolos. Acessado em 13 de março de 2020, às 11:h32.