28

jan

Repórter: Danilo Oliveira/UPT UNEB   |   Postado por: Danilo Oliveira às 19:19 hrs

Estudantes do UPT/UNEB celebram altas notas na Redação do ENEM 2019

Após enfrentarem rotinas de estudo, exercitarem o foco nas aulas e lidarem com a ansiedade às vésperas das provas, estudantes do projeto Universidade para Todos (UPT/UNEB) começam a comemorar os excelentes resultados conquistados.

Por vezes, a celebração é coletiva. Fruto de um esforço nada solitário. Como para as irmãs Jusciene e Jucilene Nunes (foto destaque), que estudaram na Extensão Casa Nova (Juazeiro) e conseguiram ótimos resultados idênticos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): 900 pontos.

Simone Wanderley: “A cada novo resultado compartilhado, comemoramos junto com eles”

“Estudamos juntas, uma corrigia a outra. Dávamos opiniões sobre o que precisava melhorar e trocávamos informações. As aulas do projeto foram muito importantes para tudo isso, porque nos ajudou a entender a estrutura de uma boa redação. A professora também representou um incentivo, com suas correções, elogios e críticas”, explicou Jucilene.

As duas apenas se separam quando é momento da escolha do curso de graduação. Para uma, Enfermagem. Para a outra, Matemática. Mas, ambas voltam a se unir quando é para valorizar as aulas e atividades do projeto: “foi um incentivo para que estudássemos todos os dias”.

De acordo com a coordenadora geral do UPT/UNEB, Simone Wanderley, as vitórias celebradas pelos estudantes fazem todo o esforço empreendido pelo projeto em 2019 valerem a pena.

“A cada novo resultado compartilhado, comemoramos junto com eles. Por isso, inclusive, pedimos sempre que nos enviem. Até agora as pontuações que tivemos conhecimento estão acima da média nacional, o que é motivo de grande orgulho para todos nós”, salientou Simone.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as médias nacionais nas provas objetivas do ENEM 2019 foram inferiores às da edição anterior, exceto na Redação, que registrou leve alta: 592,9 pontos.

Hittalo Ryan: O essencial é a disciplina e a prática da leitura e da escrita

Destaque estadual

Muitos foram os obstáculos para que o jovem Hittalo Ryan Marques frequentasse as aulas do projeto UPT na Extensão Caculé (Brumado). Isso porque ele é morador do município de Mortugaba e viveu problemas com o transporte. Muitas vezes eram necessárias mais de três horas no ônibus por dia.

Nenhuma dessas dificuldades o impediu de se tornar um dos destaques da Bahia no ENEM 2019. Sempre atento ao conteúdo, ele conseguiu reunir aprendizados que o levaram à pontuação mais alta entre os estudantes do projeto: 980 pontos.

“O essencial para uma boa nota na Redação é a disciplina e a prática da leitura e escrita. Além do conhecimento das ocorrências atuais no mundo. O projeto, como um meio de educação, foi fundamental para o meu crescimento intelectual”, ressaltou Hyttalo, que agora vê as portas se abrirem para a conquista da tão sonhada vaga no curso Medicina.

Elis Santana: Mapeamento de limitações dos estudantes e execução de ações estratégicas

Coordenadora pedagógica do UPT/UNEB, Elis Santana também celebra os resultados. Sobre os esforços institucionais, ela sinaliza ainda que gestores de polo, professores especialistas e monitores foram estimulados a consultarem os alunos nos diversos polos, na capital e no interior do estado, para levantar necessidades e carências.

Em grande maioria, as solicitações de auxílio foram nas áreas das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e da Linguagem, com destaque para a Redação. Assim, a Coordenação Geral orientou e encaminhou iniciativas extras de reforço preparatório.

Motivação e parceria

E os esforços surtiram efeito, já que além do incremento de novas ações, a equipe de profissionais do projeto também passou a ser lembrada pelos estudantes em suas comemorações.

Ingrid Natiele: “Pessoas que pretendo levar para minha vida inteira”

Exemplo disso é o reconhecimento ofertado pela jovem Ingrid Natiele Pitta Ferreira para a importância dos colaboradores do polo do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia (Salvador) para o seu sucesso no ENEM:

“Para mim, os mais marcantes nessa questão de conversar e preparar nosso psicológico foram a monitora Gracinha, que eu amo, as professoras Joana (Português) e Grazi (Redação) e o professor Nestor (Biologia)”, agradecida, ela celebra os 960 pontos conquistados na Redação.

Assim, o sonho com o Bacharelado Interdisciplinar em Artes segue firme. E o caminho passa a ser socializado: “Indico o UPT para todos os meus amigos, e até para aqueles que não são. Foi muito importante para mim, abriu várias portas e, o melhor, me trouxe pessoas que pretendo levar para minha vida inteira”.

O projeto Universidade para Todos é ofertado pela Secretaria da Educação (SEC-BA), em parceria com as universidades estaduais da Bahia (UNEB, UESC, UEFS e UESB), e tem como objetivo o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior.

Fotos: Arquivo pessoal dos estudantes