15

dez

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 12:30 hrs

Docente da UNEB lança internacionalmente livro que integra série da UNESCO

O livro The Cinematic Novel and Postmodern Pop Fiction: The Case of Manuel Puig (O Romance Cinemático e a Ficção Pop Pós-Moderna: o caso de Manuel Puig, em traduação livre) integra a série FILLM da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A publicação é de autoria do professor da UNEB Décio Torres Cruz, e contou com lançamento internacional nos sites da editora John Benjamins, da FILLM, da Amazon e  do Google Books em diferentes continentes, e em diversos sites de livrarias estrangeiras online, de países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Japão, Reino Unido, Nova Zelândia e Suécia.

O livro discute questões de gênero e identidade, realidade e representação e a relação entre literatura, cinema e arte pop. O autor examina como o romance cinematográfico se funde com a literatura pop, usando os temas da arte e da cultura pop como subgêneros do pós-moderno.

Essas características são analisadas nos romances de Manuel Puig “A traíção de Rita Hayworth”, “Boquitas pintadas”, “The Buenos Aires Affair”, “O beijo da mulher aranha” e “Pubis angelical”.

Esse é o segundo livro publicado pelo pesquisador em língua inglesa fora do Brasil. O primeiro deles, “Postmodern Metanarratives: Blade Runner and Literature in the Age of Image”, foi publicado pela editora Palgrave Macmillan da Inglaterra e dos Estados Unidos em 2014.