21

nov

Autor: Toni Vasconcelos / Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 21:06 hrs

Reitoria e equipes central e setorial de gestão realizam reunião administrativa e de formação

Reitor José Bites e vice-reitor Marcelo Ávila coordenaram a mesa, com o apoio de Hilda Ferreira (Chegab)

A convite da Reitoria, gestores da equipe central de gestão e diretores de departamento da UNEB participaram de reunião administrativa e encontro de formação, na última terça-feira (19), no auditório do prédio Jequitaia, em Salvador.

A mesa da sessão foi coordenada pelo reitor José Bites e pelo vice-reitor Marcelo Ávila, com o apoio da chefe de Gabinete da Reitoria (Chegab), Hilda Ferreira.

Na abertura, o reitor destacou a importância da participação efetiva dos todos os gestores no processo da Estatuinte, ora em andamento na universidade, e relatou alguns resultados alcançados nas recentes visitas que fez, junto com comitiva de reitores, a várias universidades no Chile e em Portugal.

“Consolidamos alguns convênios relevantes, outros acordos de cooperação estão em andamento, visando fortalecer a internacionalização da nossa instituição, na pesquisa e na pós-graduação, com o intercâmbio de docentes e discentes”, disse Bites.

Entre outros temas abordados, o reitor parabenizou a equipe envolvida na organização e divulgação do Vestibular UNEB 2020, processo seletivo que está sendo realizado integralmente pela universidade.

Em seguida, e durante os dois turnos do dia, foi a vez de gestores da equipe central de gestão (ECGU) apresentarem um panorama dos respectivos setores, salientando alguns projetos e propostas mais significativos para o próximo ano.

Gestores, a exemplo das coordenadoras da Unead, apresentaram projetos e esclareceram questões dos diretores de departamento

A pró-reitora de Ações Afirmativas (Proaf), Amélia Maraux, e sua equipe detalharam o projeto Santo de Casa, que visa a formação de professores e técnicos, objetivando o combate ao assédio e violências institucionais, a fim de promover um ambiente acolhedor para todos na instituição, em especial para cotistas.

A Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) foi representada por sua coordenadora geral, Tânia Benevides, e coordenadora adjunta, Lídia Boaventura. As gestoras ressaltaram o recente recredenciamento da educação a distância (EaD) da UNEB pelo Inep/MEC, com elevação do conceito para 4. “Esse novo conceito foi como recebermos uma nota 10”, comemorou Lídia.

Atualmente a universidade possui 132 turmas de cursos de graduação EaD em funcionamento, com dezenas de polos localizados em todos os territórios do estado.

O planejamento dos programas de pós-graduação para a avaliação quadrienal de 2017–2020 foi um dos assuntos enfatizados pela pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski. “Estamos também avançando na institucionalização dos processos da PPG para acolher a nossa multicampia”, afirmou.

Falaram ainda de assuntos pertinentes a seus setores, respondendo a questões levantadas pelos diretores de departamento, os pró-reitores de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Lilian Conceição, e de Administração (Proad), Daniel Góes.

Completando o encontro, o vice-reitor Marcelo Ávila e o chefe da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), Benjamin Ramos, apresentaram alguns aspectos de um novo projeto de segurança para campi da universidade.