11

nov

Repórter: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 20:14 hrs

Estudante do Campus de Juazeiro é selecionada para Oficina do Geração Futura Juventudes

Discente vai participar da iniciativa, no Rio de Janeiro, entre 3 e 14 de fevereiro de 2020. Foto: André Amorim

A estudante Iasmin Monteiro, do curso de Jornalismo em Multimeios do Campus III da UNEB, em Juazeiro, foi selecionada, após processo seletivo com acadêmicos de todo o Brasil, para a Oficina do Geração Futura Juventudes de 2020.

A iniciativa é promovida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura e oferece a discentes de Comunicação Social a oportunidade de se aproximarem da mídia televisiva.

Durante o processo seletivo, a estudante precisou enviar vídeo de apresentação pessoal, no qual registrou trabalhos já realizados, inclusive, com a WebTV UNEB Juazeiro, e suas motivações para participar da oficina e para continuidade de trabalhos no audiovisual.

Iasmin teve também que produzir uma análise escrita de um programa da emissora. A atração escolhida foi o episódio “É de menino ou de menina?”, da série de animação “Que Corpo é Esse?”.

“Precisei descrever de forma técnica e poética o programa. Creio que fiz uma análise boa, porque consegui usar conhecimentos de algumas disciplinas do curso de Jornalismo. Análise do discurso foi uma que me ajudou muito”, explica a discente.

Mobilização institucional

Para a produção do vídeo, a jovem, que é paulistana, contou com a ajuda de colegas da universidade e suporte dos computadores do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, para edição.

O DCH precisou também firmar acordo com o Canal Futura, para que Iasmin e outros três colegas participassem da seleção. Assim, a UNEB passou a figurar entre instituições parcerias da emissora.

A mobilização institucional fez com que a jovem abdicasse do seu desejo de discrição quanto à aprovação, já que a notícia passou a ser de conhecimento, inclusive, de gestores da universidade.

“Tem sido muito bom, porque isso traz visibilidade para a nossa universidade, faz com que a gente tenha mais amor do que já tem por esse lugar. O departamento tem me dado muito suporte e isso é muito bom, porque no ano que vem outras pessoas terão também oportunidade de concorrer às vagas”, salientou Iasmin.

Novos desafios

A Oficina do Geração Futura Juventudes será ofertada entre os dias 3 e 14 de fevereiro de 2020, no Rio de Janeiro. Os estudantes vão participar de atividades em que conceitos e técnicas de produção televisiva serão abordados de maneira dinâmica e participativa, e ainda irão gravar peças para exibição no canal.

Os participantes serão convidados também para produzir um interprograma sobre o tema “Um(a) professor(a) inspirador(a)”, e Iasmin já sabe o que abordará:

“Quero falar sobre professores indígenas, porque é a minha vertente. Quero seguir nessa linha de pesquisa e, para a minha vida, preciso falar sobre isso, ainda mais pelas minhas raízes e pela minha história”, salienta a jovem.

O objetivo final do projeto é a produção do interprograma (roteiro, gravação e finalização) com o apoio das instituições parceiras e acompanhamento à distância por profissionais do Canal Futura. O prazo final para o envio do produto é o dia 29 de maio de 2020.