10

out

Repórter: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 18:43 hrs

Programação gratuita e aberta ao público do IV ENINEPE inicia nesta segunda-feira (14)

É chegado o momento! O IV Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Ações Afirmativas da UNEB (ENINEPE) começa na próxima segunda-feira (14) e segue com vasta programação até sexta-feira (18).

Com o tema “Universidade Pública e Gratuita: resistência, produção científica e transformação social”, o evento vai reunir, de 14 a 18 de outubro, no Hotel Sol Bahia Sleep, no bairro de Patamares, em Salvador, graduandos(as), pós-graduandos(as) e pesquisadores(as) da universidade e demais interessados(as).

O Pelourinho também irá sediar iniciativas do encontro, a exemplo do V Seminário de Metodologias Participativas e Extensão em Comunidades, promovido pelo Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH) da universidade.

O IV ENINEPE tem como objetivos a apresentação de resultados, a integração da comunidade acadêmica com os diversos segmentos sociais e a promoção de debates sobre as ações de ensino, pesquisa, extensão e ações afirmativas frente aos desafios contemporâneos e em defesa da garantia de uma educação superior pública, gratuita, de excelência e popular.

O primeiro dia de atividades já conta com extensa programação. Destaque para a mesa de abertura oficial, que leva o mesmo tema do evento e contará com a participação dos docentes Jason Ferreira Mafra (Instituto Paulo Freire) e Roberta Sperandio Traspadini (Unila).

Na mesma data, o pesquisador francês Michel Thiollent irá apresentar a palestra “Metodologias Participativas”, com início previsto para 9h. Outras ações também terão início no primeiro turno:

Veja programação completa

Apenas os participantes devidamente inscritos no evento terão direito aos certificados das atividades. Entretanto, a programação é gratuita e aberta ao público.

Compõem o IV ENINEPE:

XXIII Jornada de Iniciação Científica;
X Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação;
III Encontro dos Estudantes Intercambistas;
IV Encontro de Estudantes Estrangeiros;
II Encontro AFIRMATIVA: Práticas de Estudantes Cotistas em Pesquisa e Extensão;
Encontro de Estágio da UNEB 2019;
VII Encontro de Coordenadores de NUPE;
III Seminário Multidisciplinar de Extensão;
V Seminário de Metodologias Participativas e Extensão em Comunidade;
II Conferência de Estudantes Cotistas (CONFCOTAS) – dias 17 e 18/10;
Seminário de Avaliação do PIBID e do Programa de Residência Pedagógica (RP) – dias 17 e 18/10;
Celebração dos 10 anos da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes);
Encontro dos Coordenadores do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati);
Reunião de trabalho da Coordenação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead).

O IV ENINEPE é realizado pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), de Extensão (Proex), de Ações Afirmativas (Proaf) e de Assistência Estudantil (Praes), pela Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), pelo Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH) e pelo Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT).

O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Imagem: Arte de Maiana Rosari/Proex