10

out

Autor: Toni Vasconcelos / Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 20:53 hrs

Educação a distância (EaD) da UNEB conquista recredenciamento pelo Inep/MEC com conceito maior

A educação a distância (EaD) da UNEB foi recredenciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), conquistando a elevação do conceito para 4.

Segundo a coordenadora geral da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da universidade, Tânia Benevides, esse resultado “reafirma o compromisso da UNEB com a oferta qualitativa de cursos nessa modalidade, demonstrando também  o alinhamento da nossa instituição com os requisitos do MEC para atuação em EaD”.

O reitor José Bites parabenizou toda a equipe da universidade envolvida no processo de recredenciamento, em especial a Unead: “Essa conquista consolida a posição de destaque da UNEB em educação a distância no estado, reforçando, ainda mais, a sua relevância para o desenvolvimento territorial da Bahia, com a crescente interiorização da oferta de cursos superiores públicos e de qualidade”.

Em setembro passado, em uma etapa do processo de recredenciamento, avaliadores do Inep visitaram a UNEB. Na Reitoria, em Salvador, tiveram reuniões com gestores da universidade.

Os avaliadores do Inep também conheceram setores e instalações envolvidos com educação a distância, entrevistaram estudantes, tutores e professores da modalidade, além de fazerem análise documental e participarem de formatura de graduados em cursos EaD.

Presença em todo o estado

Atualmente, a UNEB é a instituição pública de ensino superior na Bahia que mais oferta cursos em educação a distância.

Dos 27 territórios de identidade do estado, a universidade está presente com essa modalidade em 24 territórios, com polos presenciais em quase 50 municípios em todas as regiões baianas.

Na modalidade EaD, a UNEB oferta hoje, em nível de graduação, um bacharelado e 13 licenciaturas, além de seis especializações, em nível de pós-graduação lato sensu. São cursos ofertados em editais do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e um da própria universidade – licenciatura em Música (quadro abaixo).

Por meio da plataforma Cursos Livres On-line (Clon), a universidade oferece ainda oito cursos de extensão.

Com a obtenção do conceito 4, a UNEB se equipara em conceito EaD às universidades públicas federais e estaduais que ofertam cursos nessa modalidade no estado.

Institucionalização com Unead

A coordenadora adjunta da Unead, Lídia Boaventura, conta que a história da EaD na UNEB está associada aos estudos e pesquisas no campo da educação e tecnologias da informação e comunicação (TICs), iniciados em meados da década de 1990.

“Credenciada pelo MEC com conceito 3 em 2005, a universidade iniciou a oferta de cursos de graduação e especialização em 2008. E, em 2014, com a criação da Unead, a gestão universitária institucionaliza em definitivo a educação a distância na UNEB”

Desde a criação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância, a instituição contabiliza mais de três mil egressos de seus cursos, tendo emitido cerca de 2,3 mil diplomas de graduação e pós-graduação (quadro abaixo).

E a perspectiva é de expansão da modalidade na universidade: “Agora, em setembro, o Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou a criação de 24 polos EaD nos campi da instituição. Também foi aprovada no Consu a oferta de quatro novos cursos de graduação: Educação Inclusiva, Administração Pública, Urbanismo e Engenharia da Produção. Em 2020, os cursos de Educação Inclusiva e Administração Pública já serão ofertados”, informa Tânia Benevides.

Imagem/arte: Anderson Freire/Ascom.