07

out

Autor: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 11:37 hrs

UNEBrinque: Brinquedoteca Cora Coralina realiza extensa programação alusiva ao Dia das Crianças

Amarelinha, pula-pula, esconde-esconde, stop. Essas foram algumas das brincadeiras que animaram a tarde da última quinta-feira (3), na Brinquedoteca Cora Coralina, no Campus Avançado da UNEB, em Lauro de Freitas.

A oficina de jardinagem foi uma das preferidas da criançada.

A iniciativa foi realizada em homenagem à Semana da Criança, proposta pelo projeto UNEBrinque Multicampi, com participação de crianças da escola municipal Santa Julia, do município de Lauro de Freitas.

O pequeno João Miguel Weber, 7, mostrou-se alegre de estar num ambiente de diversão e brincadeiras. “Essa é a minha primeira vez aqui e estou gostando muito de brincar e fazer novos amigos. Adorei a oficina de jardinagem! Aprendi a plantar sementes e mudas de plantas”, contou.

Veterano em participar das ações da brinquedoteca, Diego Costa, 9, revelou que gosta sempre de estar no local para se divertir. “Gosto muito de brincar no pula-pula e também com quebra-cabeça. Adoro estar com os monitores, que me ensinam cada coisa legal”, afirmou animado.

A coordenadora da brinquedoteca, professora Maria Helena Amorim, destacou a relevância da integralização das brinquedotecas da universidade na participação do projeto UNEBrinque.

As crianças se divertiram com variadas atividades recreativas.

“A partir da multicampia da UNEB, formamos um grupo que envolve outras brinquedotecas de várias unidades da instituição. Essa parceria permite a troca de ideias e experiências. Procuramos trabalhar com a interdisciplinaridade, envolvendo contexto da ludicidade, arte e a sociabilidade das crianças. É gratificante sentir a alegria delas em participar, percebendo que, através da brincadeira, estão também em processo de aprendizagem”, explicou a coordenadora.

A programação, que iniciou no dia 1º de outubro e seguiu com atividades até dia 4 de outubro, contou com yoga, oficina de slime, teatro de bonecos, contação de historias, oficina de jardinagem e culinária, pintura de rosto, apresentação de grupos de teatro e recreação.

Experiência como futuro profissional

A Brinquedoteca Cora Coralina desenvolveu as ações do projeto UNEBrinque Multicampi, em Lauro de Freitas, em parceria com os monitores e bolsistas dos cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis da unidade acadêmica, além da participação de estudantes da comunidade externa.

Cerca de 20 crianças de escola municipal de Lauro de Freitas participaram da programação.

Uma das monitoras e bolsistas do projeto, a estudante de Pedagogia Laiane Barbosa relatou a experiência de participar do evento.

“A participação e a experiência é mais uma ferramenta de capacitação para minha formação como futura pedagoga. É surpreendente sentir o olhar de recepção e carinho dessas crianças” destacou a discente.

A Brinquedoteca Cora Coralina atende 50 crianças cadastradas, da comunidade interna e externa, com idade entre 5 e 11 anos, de segunda à sexta-feira.

A programação especial do mês da Criança, do projeto UNEBrinque segue até o dia 29 de outubro em outras unidades. Confira a agenda:

 

Informações: Brinquedoteca Paulo Freire/DEDC I – tel. (71) 3117-5397.