02

out

Repórter: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 15:23 hrs

UNEB lança campanha de sensibilização à saúde integral humana e ao diagnóstico precoce do câncer

“Para Todas as Cores: se toque, se cuide!”. O apelo institucional permanente se tornou mote para a campanha da UNEB voltada à sensibilização de todos os seus públicos para a saúde integral humana e para o diagnóstico precoce do câncer.

O destaque recai sobre os cânceres de mama e de próstata em virtude dos números registrados pelos brasileiros e brasileiras, que são maiores do que a média internacional de novos casos.

Em valores absolutos ambos são os mais comuns, para os respectivos sexos, após apenas o de pele não melanoma. E o diagnóstico precoce pode ser decisivo para o tratamento adequado e a cura para as duas doenças.

Em 2019, pela primeira vez, a UNEB promove uma ação conjunta, abarcando os meses dedicados a saúde da mulher (Outubro Rosa – Câncer de Mama) e do homem (Novembro Azul – Câncer de Próstata), com perspectiva inclusiva e de respeito à diversidade.

Se toque! Se cuide!

A Assessoria de Comunicação (Ascom) da universidade, setor responsável pela campanha, propõe a realização dos Dias do Cuidado, nas datas 16 de outubro e 13 de novembro. A iniciativa prevê o estimulo para a marcação de consultas e exames junto às equipes e que todos usem camisas e adereços das cores do respectivo mês.

É essencial que sejam também afixados os cartazes enviados para departamentos e setores administrativos. Sugere-se ainda outros estímulos visuais, a exemplo da colocação de bolas, malhas e entrega de fitas pela universidade.

Serão também promovidas ações nas páginas oficiais da UNEB nas redes sociais, que contarão com postagens sobre temas como prevenção, diagnóstico, tratamentos e a importância do acompanhamento médico especializado.

Atendimento gratuito

O Campus I da UNEB, no bairro do Cabula, em Salvador, recebe de hoje (2) até o dia 18 de outubro uma unidade móvel de mamografia. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Clínica Delfin.

Podem realizar o exame, gratuitamente, mulheres entre 50 e 69 anos, que nunca tenham realizado intervenção cirúrgica nas mamas. Serão distribuídas 140 fichas diariamente, e os atendimentos serão realizados de 7h as 17h.

É necessária a apresentação de original e cópia de RG, Cartão do SUS e Comprovante de Residência. A previsão do resultado será entregue diretamente às usuárias.

Saiba onde e como realizar exames gratuitamente

CARTILHA – A SITUAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA NO BRASIL (INCA)

CARTILHA – CÂNCER DE PRÓSTATA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO? (INCA)

Imagem: Arte de Marina Marques/Ascom