02

out

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 16:45 hrs

Pesquisadora da UNEB participa de publicações sobre oceanografia nacional (Programa ReviZEE)

A professora Audrey Macedo de Carvalho, do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso, publicou dois artigos em livros promovidos pelo Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (ReviZEE), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A iniciativa teve por objetivo primário o levantamento dos potenciais sustentáveis de captura dos recursos vivos na Zona Econômica Exclusiva, o que levou  à elaboração de uma visão abrangente do ponto de vista oceanográfico, com a integração das áreas de Física, Química, Geologia, Biologia e de prospecção pesqueira.

Além da divisão pelas diversas áreas de especialização, o Programa Revizee adotou como estratégia o envolvimento da comunidade científica especializada, de forma descentralizada e multidisciplinar. Nesse sentido, ele foi subdividido em quatro Subcomitês Regionais (Scores) que corresponderam a áreas com características oceanográficas próprias.

A coletânea da qual a professora Audrey participa é composta por dois volumes do Subcomitê Revizee Bahia, as obras foram organizadas pelas pesquisadoras Vera Cância e Zenira Viana.