21

ago

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 16:52 hrs

Mesa-redonda sobre interações linguísticas e culturais entre Kimbundu e Português acontece nesta sexta (23); inscrições abertas!

A UNEB, por meio do Núcleo de Estudos Estrangeiros (NEE), promove a Mesa-Redonda O Kimbundu do Dia a Dia na Bahia no dia 23 de agosto, Às 18h, no Centro de Formação em Artes, na Rua do Bispo, no Centro Histórico de Salvador.

O evento busca refletir a respeito da distribuição geográfica do povo Kimbundu e situá-lo na diáspora, especialmente na Bahia, trazendo elementos linguísticos e culturais que fazem parte de toda a população baiana e, em certa medida, de outros lugares da diáspora. Espera-se trazer para perto do público o sentimento de pertencimento por perceber que o “português” que se fala aqui interage com o Kimbundu até os dias atuais, em vários níveis da língua (fonológico, lexical, sintático…) e na cultura, permanecendo, consequentemente, na atmosfera rítmica e gestual do povo brasileiro.

Participarão da atividade os professores Tiganá Santana,  Denise Carrascosa, Zelinda Barros, Landê Onawale Munzanzu e  Niyi Monazambi.

O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem realizar inscrição online.

O Núcleo de Estudos Estrangeiros (NEE) é vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UNEB.

Informações: www.sge.uneb.br/mesaredondakimbundu.