20

ago

Repórter: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 19:06 hrs

Estudantes da UNEB conquistam seis medalhas nos Jogos Universitários da Bahia 2019

Confraternização de parte da delegação da universidade após a competição estadual. Fotos: Divulgação

Nas quadras, na areia, no tatame, na piscina ou nos games digitais, estudantes de instituições de educação superior (IES) públicas e privadas deram o máximo do seu potencial esportivo, durante cinco dias, nos Jogos Universitários da Bahia (JUBA).

Os estudantes Rodolfo de Souza (Judô) e João Rosa (Karatê) subiram ao pódio dos jogos

Com expressiva participação no evento, a delegação da UNEB conquistou o saldo de seis medalhas: três de prata, nas modalidades Karatê masculino (Teixeira de Freitas), Basquete 3×3 masculino (Jacobina) e FIFA feminino (Salvador); e três de bronze, no Judô e Vôlei masculinos (Salvador) e na natação masculina (Teixeira de Freitas).

O resultado foi celebrado pela assessora de Gestão Setorial (AGS) da universidade, Cida Souza, que coordenou as ações de acompanhamento e orientação dos discentes antes, durante e depois dos jogos.

“Valeu cada suor e cada lágrima derramada, sobretudo, por todo o aprendizado e pelos sentimentos de solidariedade e união que alcançamos nesse dias. Nos percebemos como UNEB, como unidade, 24 campi representados por sete. As vitórias são de todos. As perdas também”, destacou Cida.

A universidade foi representada nos Jogos Universitários da Bahia por uma delegação de 170 competidores, estudantes dos campi I (Salvador), IV (Jacobina), VI (Caetité), X (Teixeira de Freitas), XII (Guanambi), XVI (Irecê) e XIX (Camaçari), e suas respectivas equipes técnicas.

Experiência competitiva

Estreante nos JUBA, o discente Maique dos Santos conquistou a medalha de prata na competição de Basquete 3×3, junto aos colegas do curso de Educação Física do Campus IV da UNEB, em Jacobina.

Maique e os companheiros do Basquete 3×3 conquistaram a medalha de prata

“Achei maravilhoso o evento, muito organizado e muito importante para nós, atletas universitários. Foi a minha primeira participação e fiquei encantado”, disse o estudante, que, engajado, sugeriu a ampliação da idade limite para competidores.

Mesmo para aqueles que não agitaram a bandeira da UNEB no pódio, a experiência competitiva se mostrou valiosa, como afirmou a discente Lais Rodrigues, atleta de Handebol do Campus X, em Teixeira de Freitas.

“Eu queria parabenizar as meninas pelo desempenho que obtivemos nesses jogos. Elas foram, sem sombra de dúvidas, muito guerreiras. Estou muito orgulhosa pelo esforço de cada uma, tiveram pouco tempo de preparação, mas, mesmo assim, atingiram um resultado além do esperado. Agora, é treinar firme para o próximo ano”, ressaltou a estudante.

A participação institucional foi organizada pelas Atléticas da UNEB e apoiada pela Assessoria de Gestão Setorial, pela Vice-Reitoria e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade.

Jogos Universitários 2019

Os Jogos Universitários da Bahia (JUBA) 2019 foram promovidos pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube) e contaram com programação entre os dias 14 e 18 de agosto, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas.

Lais ampliando o placar para a equipe de handebol da UNEB (Teixeira de Freitas)

O evento contou com disputas em seis modalidades individuais e em oito coletivas, separadas também por gênero:

– Modalidades individuais: natação, natação paralímpica, judô, karate, acadêmico, League Of Legends (LOL) e FIFA 2018.

– Modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol, voleibol, basquete 3×3, vôlei de praia e cheerleader (animadores de torcida).

Os JUBA contaram com mais de 173 jogos, realizados em nove locais na capital e região metropolitana, protagonizados com 1.206 inscritos de IES de Salvador e de todo o interior da Bahia.

No próximo mês de outubro, a Bahia irá sediar também os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019. Ambos os eventos contam com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos (Sudesb).