16

ago

Autor: Daniela Galdino/release divulgação, com edição da Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 17:15 hrs

Nova edição de antologia literária de escritoras, organizada por docente da UNEB, será lançada dia 23/08

Imagem da capa da coletânea, que reúne 22 escritoras e homenageia Marielle Franco

No próximo dia 23, está agendado o lançamento virtual de Profundanças 3, antologia literária e fotográfica organizada pela poeta e performer Daniela Galdino, professora do Campus XX (Brumado) da UNEB.

A coletânea, que conta com a parceria da empresa Voo Audiovisual, estará disponível para download gratuito na página http://vooaudiovisual.com.br/projects/profundancas3.

Composta por textos literários de 22 escritoras da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, cujas imagens foram captadas por 22 fotógrafos, a antologia visa confluir os diversos olhares por meio da horizontalidade, dos fluxos e dos encontros entre mulheres que escrevem a partir dos seus lugares de diferenças.

Entre as escritoras, está outra docente da UNEB, Maria Anória Oliveira, do Campus II (Alagoinhas).

Em sua terceira edição, Profundanças homenageia Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro brutalmente assassinada em 2018, e Nátali Yamas, jovem fotógrafa negra com forte atuação em Itacaré (BA) que assina as imagens da capa e das páginas de transição.

Outra ação que vai marcar o lançamento da antologia é o Sarau Profundanças, que acontecerá na nova edição do IC – Encontro Internacional de Artes, no dia 25, às 17h30, na Casa Rosada, bairro dos Barris, em Salvador. No sarau, que terá transmissão ao vivo pelas redes sociais de Profundanças, estarão presentes dez das escritoras da coletânea.

Desde sua primeira edição, em 2014, o projeto Profundanças tem o propósito de combater a invisibilidade de escritoras nos campos literário e editorial. Para isso, se soma a outras iniciativas de difusão da literatura escrita por mulheres. Com grande circulação nas redes sociais, a coletânea é uma produção independente que se desenvolve com o apoio de uma ampla rede de colaboradores, entre fotógrafos, designers e produtores.

Profundanças 3 é também a comemoração da consolidação de um importante espaço de mapeamento, difusão e encontro dessas mulheres e suas narrativas. A publicação extrapola o ativismo virtual e vem sendo estudada em diversas universidades, a exemplo da UNEB, UFBA, UESC, UEFS, UESB e UFRPE. Além disso, em suas edições anteriores, o projeto colaborativo se desdobrou em rodas de conversa, com a presença das escritoras e fotógrafos, em diversas cidades da Bahia e de Pernambuco.

Imagem/capa da obra: foto de Nátali Yamas; e arte de Otávio Rêgo.