13

ago

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 16:25 hrs

UNEB integra comissão para implantação de complexo integrado de educação em Caetité

Gestores da Secretaria estadual da Educação (SEC), da UNEB e de outras entidades públicas se reuniram, na última segunda-feira (12), para discutir a implantação do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica, em Caetité.

O encontro foi realizado no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB, no município.

O projeto prevê a articulação entre cinco instituições da Região: UNEB, Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT), Instituto de Aplicação e Colégio Estadual Tereza Borges.

“O complexo viabilizará uma educação pensada na sua organicidade, na sua totalidade. As instituições envolvidas desenvolverão um trabalho integrado e colaborativo. Sou uma entusiasta desse projeto que, vale lembrar, foi originalmente idealizado por Anísio Teixeira. Vamos envidar todos os esforços para implementá-lo”, frisou a diretora do DCH VI UNEB, professora Marinalva Nunes.

Para o professor Ezequiel Westphal, superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SEC, a iniciativa irá democratizar o acesso ao conhecimento ao tempo em que potencializará o percurso formativo dos estudantes.

“A ideia dos complexos é integrar os espaços, transformar toda a cidade em uma cidade escola, derrubando muros que delimitam e hierarquizam o acesso ao conhecimento. São crianças, jovens e adultos em um mesmo ambiente escolar, respeitadas as propostas formativas e curriculares, interagindo e usufruindo dos ambientes de ensino e aprendizagem de forma compartilhada”, destacou Westphal.

Ao final da reunião foram criadas comissões para levantamento de informações sobre a estrutura das unidades envolvidas e para análise pedagógica e de demandas sobre cursos e projetos. O prazo para entrega dos primeiros relatórios é até o final de agosto.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Iamara Junqueira, o coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, o assessor Especial da SEC, Robson Costa, o diretor do Núcleo Territorial de Educação, André Brandão, a diretora da Casa Anísio Teixeira, Mara Ledo, o diretor do CETEP de Paramirim, Alan Alcântara, além de outros representantes das instituições envolvidas com o projeto.

Foto (Home): Reprodução Portal Vilson Nunes, com edição da Ascom UNEB