06

ago

Autor: Toni Vasconcelos / Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 20:39 hrs

RECREDENCIAMENTO: UNEB entrega no prazo projeto e documentação ao Conselho Estadual de Educação

Gestores e equipe da universidade foram recepcionados pela presidência do CEE. Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom

A UNEB cumpriu, dentro do prazo legal, mais uma relevante etapa do processo de recredenciamento da instituição.

Na tarde de hoje (6) – o prazo se esgotaria amanhã – a gestão universitária entregou à presidência do Conselho Estadual de Educação (CEE) o Projeto Institucional de Recredenciamento da universidade e toda a documentação requerida nesse processo.

A entrega aconteceu na sede do CEE, no edifício Jequitaia, em Salvador, contando com a presença da maior parte da equipe central de gestão da UNEB e outros gestores, capitaneados pelo reitor José Bites e o vice-reitor Marcelo Ávila.

A comitiva foi recepcionada pela presidente do Conselho, Anatércia Contreiras, e sua vice-presidente, Mere Oliveira, e por assessores do órgão estadual.

Agradecendo a participação de toda a equipe central e setorial da universidade nesse processo, o reitor salientou que “o recredenciamento é um momento muito importante também para a UNEB se reavaliar”.

“Para compor essa documentação que ora entregamos, contamos com a contribuição também da nossa comunidade acadêmica, que respondeu a questionário de autoavaliação institucional, apresentando suas considerações e sugestões”, lembrou Bites.

O reitor destacou ainda que o êxito desse trabalho decorreu também dos esforços de sistematização e disponibilização de dados da universidade que vêm sendo realizados pela gestão universitária nos últimos anos.

Corroborando palavras de Bites, o vice-reitor também sublinhou o trabalho da equipe técnica e gestora do processo, assinalando a contribuição estratégica dessa iniciativa. “O recredenciamento traz um norte para a gestão”, disse Marcelo.

Relação de proximidade

A presidente do Conselho Estadual de Educação parabenizou a gestão universitária pela dedicação e pontualidade na entrega do projeto e documentos.

“Trata-se aqui do cumprimento de um rito de rotina, que é o recredenciamento de uma universidade. Mas fica evidente a relevância que a UNEB está dando a esse processo”, observou Anatércia.

Outro aspecto ressaltado pela presidente foi a sua relação de respeito e proximidade com a UNEB, “sem que isso interfira, em nenhuma circunstância, na atuação institucional do Conselho como órgão normatizador e fiscalizador das quatro universidades estaduais baianas”.

Após enfatizar a qualidade da equipe envolvida, a chefe de Gabinete da Reitoria, Hilda Ferreira, que preside o grupo de trabalho na UNEB responsável por organizar o processo de recredenciamento junto ao CEE, pontuou que “agora temos outras etapas a cumprir nessa jornada pelo recredenciamento, inclusive recepcionando as visitas da comissão do Conselho a alguns campi da universidade”.

Coordenador da equipe técnica que sistematizou as informações e redigiu o Projeto Institucional de Recredenciamento, Ivan Novaes, que comanda a Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi) da universidade, acentuou que esse trabalho “foi uma construção que teve a participação de todos da gestão”: “Em nove ou dez semanas, conseguimos construir todo esse material, graças a uma equipe compromissada e dedicada, e o apoio da Reitoria”.

Comissão de verificação

Cumprida essa etapa, o CEE vai constituir uma comissão de verificação, a qual visitará alguns campi e departamentos da UNEB para avaliação in loco das instalações físicas, infraestrutura, condições acadêmicas e administrativas.

A gestão universitária convoca, pois, toda a comunidade acadêmica e gestores dos campi na capital e interior do estado para que estejam atentos a essas visitas, recepcionando e bem informando a comissão do Conselho.

O processo de recredenciamento objetiva avaliar se uma instituição de ensino superior atende os padrões necessários para a oferta de um ensino de qualidade e se oferece as condições mínimas estabelecidas para sua manutenção na categoria em que está classificada – no caso da UNEB, categoria universidade.

O último recredenciamento da UNEB aconteceu em fevereiro de 2012. Na ocasião, o CEE aprovou, por unanimidade, o recredenciamento da universidade por mais oito anos, prazo máximo que pode ser concedido a uma instituição de ensino superior.

No dia 07/02/2020 será encerrado o prazo de vigência do atual ciclo de credenciamento da universidade.

Saiba mais:
Recredenciamento UNEB: O que é, para que serve e qual meu papel?