17

jul

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 20:51 hrs

UNEB convida comunidade para elaboração democrática do Planejamento Plurianual 2020-2023 da universidade

Chegou a hora de construirmos juntos o novo Plano Purianual (PPA) da UNEB!

Mas, antes de falarmos sobre esse processo tão importante para a gestão da universidade, é importante perguntar: Você sabe o que é e para que serve o PPA?

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental utilizado por instituições públicas, em médio prazo, para atingir seus objetivos estratégicos. O PPA define as diretrizes para as despesas de capital e de programas de duração continuada.

O plano orienta as ações da gestão pública durante quatro anos, abrangendo os três últimos anos de um governo e o primeiro ano do governo seguinte. Portanto, esse modelo garante a continuidade dos planos e assegura a produção de bens e serviços à população.

No processo de construção do PPA, os atores envolvidos se baseiam em eixos: estratégicos – orientam o reconhecimento das dimensões temáticas; táticos – representam os objetivos e definem as entregas de bens e serviços pelo estado à sociedade; e operacionais – estabelecem como será o gerenciamento e uso dos recursos públicos disponíveis.

PPA Participativo: Pensando a UNEB 2020-2023

 Na UNEB, o Plano Plurianual será construído de forma coletiva, com a participação de toda a comunidade acadêmica e das comunidades circunscritas no âmbito de influência territorial dos campi. Sua elaboração é baseada em instrumentos orientadores como o Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); e Programa de Gestão (PROGEST).

 “Através do PPA participativo a comunidade decide as prioridades de aplicação e distribuição dos recursos de custeio e investimento da universidade. A participação de todos é muito importante para que o produto final seja representativo e atenda aos anseios e necessidades reais de toda a instituição”, destacou o reitor José Bites de Carvalho.

Para a construção do PPA Participativo: Pensando a UNEB 2020-2023 será adotada uma metodologia dividida em três etapas: participação online através de curso de formação sobre o tema; participação presencial para levantamento e catalogação das informações; e elaboração e divulgação do documento.

As duas primeiras etapas acontecem de forma simultânea, entre os dias 17 e 25 de julho. O curso de formação trará conceitos e também informações sobre metodologia e legislação com o objetivo capacitar a comunidade acadêmica para a interação nas reuniões presenciais que, por sua vez, será o momento de debate sobre as fragilidades e potencialidades de cada unidade acadêmica e administrativa da universidade.

A equipe central de gestão universitária, os diretores de departamento e os coordenadores de colegiado receberão, por e-mail, o login e senha de acesso ao curso de formação. Os demais membros da comunidade acadêmica devem acessar o site www.campusvirtual.uneb.br, clicar no ícone Cursos Livres Online e realizar o cadastro.

Os documentos construídos nos encontros presenciais serão apresentados pelos gestores de cada unidade em uma reunião geral, no dia 30 de julho, para consolidação das propostas.

“A metodologia participativa nos oportuniza pensar juntos as ações universitárias para o próximo quadriênio. Nesse sentido, o envolvimento de toda a comunidade acadêmica é muito importante. Trata-se de um valioso momento de escuta dos estudantes, técnicos, professores, gestores, possibilitando o registro das principais demandas da UNEB, nas diferentes instâncias”, destacou a professora Iza Angélica Carvalho, pró-reitora de Planejamento (Proplan).

Procure a coordenação, gerência ou direção de seu setor e saiba mais sobre o PPA Participativo: Pensando a UNEB 2020-2023!