18

jun

Repórter: Núcleo de Jornalismo/Ascom, com informações da UEPB   |   Postado por: Wânia Dias às 08:20 hrs

64 º Fórum de Reitores da Abruem divulga documento em defesa da Educação e destaca importância da ciência e tecnologia para desenvolvimento do país

Reitor Bites e pró-reitora (PPG) Tânia participaram do 64º Fórum da Abruem. Foto: Divulgação.

O Reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, e a pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação (PPG) da UNEB, Tânia Hetckowisk, participaram do 64º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, em Brasília.

Durante o encontro, os reitores filiados à Abruem divulgaram a Carta de Brasília, documento assinado pelo reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e presidente da Abruem, Rangel Junior, no qual é reafirmado o compromisso da entidade em defender os interesses nacionais e o papel estratégico da ciência, tecnologia e inovação para elevar o país à condição de nação desenvolvida.

No documento, os reitores ressaltam que “o avanço científico e tecnológico tem associação direta, numa relação de causa e efeito, com o desenvolvimento. As nações que conseguiram atingir altos patamares de desenvolvimento são a melhor prova disso”. A Carta enfatiza que “os recentes e impactantes cortes e contingenciamentos aplicados pelos governos federal e estaduais aos recursos para a ciência, a educação e as instituições de ensino e de pesquisa – notadamente as universidades públicas brasileiras – colocam em risco o desenvolvimento presente e futuro do Brasil”.

Acesse a íntegra da Carta de Brasília clicando AQUI.

*Informações da Universidade Estadual da Paraíba