22

mai

Repórter: Wânia Dias   |   Postado por: Wânia Dias às 16:37 hrs

Pró-Reitoria de Ações Afirmativas da UNEB é convidada para participar de projeto da ONU Brasil

A Pró-Reitora Afirmativas (Proaf) da UNEB, Amélia Maraux, foi convidada para participar, como mentora, do Projeto Trans-Formação de Salvador e Região Metropolitana, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas Brasil, a partir da Campanha Livres & Iguais.

O projeto, que está em sua terceira edição, tem como objetivo promover a articulação entre pessoas trans, instituições e espaços de poder locais, visando à promoção da igualdade LGBTI. Trata-se de um projeto de empoderamento e fortalecimento de pessoas trans, que já possuem experiência ou interesse pelo ativismo.

Por meio do programa Mentorias, o projeto Trans-Formação prevê a designação de mentores a cada um dos 25 participantes com o objetivo de ampliar o potencial de incidência política e atuação do (a)s participantes, além de inspirar suas atividades por meio do intercâmbio horizontal de conhecimento e vivências.

As  edições anteriores aconteceram, na região do Distrito Federal e entorno, e reuniu pessoas trans e organizações do governo, da sociedade civil e representações diplomáticas em encontros quinzenais para debater temáticas de direitos humanos e cidadania. Durante cinco meses, 24 ativistas reuniram-se regularmente em workshops sobre educação, saúde, empregabilidade, mídia, direitos humanos, entre outros.