15

mar

Repórter: Toni Vasconcelos / Ascom*   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 15:55 hrs

Nova quadra poliesportiva coberta no campus de Salvador vai atender comunidades acadêmica e externa

Gestores da UNEB, Setre e Sudesb confraternizaram-se em frente à placa de inauguração na entrada do equipamento

Maior integração entre a comunidade acadêmica e públicos externos. Esse foi o principal destaque durante a cerimônia de inauguração, nessa quinta-feira (14), da nova quadra poliesportiva coberta do Campus I da UNEB, no bairro do Cabula, em Salvador.

Além da quadra coberta com área de 1,33 mil metros quadrados, o equipamento esportivo dispõe de arquibancadas e vestiários masculino e feminino com chuveiros.

A obra demandou investimento da ordem de R$ 650 mil, recursos oriundos da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Na avaliação do reitor da UNEB, José Bites, a nova quadra poliesportiva – assim como outros equipamentos esportivos da universidade instalados em vários campi, na capital e no interior, a exemplo da piscina semiolímpica do campus de Guanambi – é fundamental para propiciar maior integração entre as comunidades universitária e externa, especialmente moradores de bairros populares, os que mais frequentam os espaços de esporte e lazer na instituição.

“Lembrando o terrível episódio ocorrido ontem em uma escola em Suzano, São Paulo, não será com armas que vamos resolver os problemas de nossa juventude, mas por meio da educação, do esporte e de uma política de integração dos jovens para que se sintam cidadãos”, disse o reitor.

Bites reiterou que “nosso compromisso é continuar investindo em iniciativas como essa, ampliando sempre as possibilidades de aproximação com a comunidade externa”.

Convidado para a solenidade, o ex-reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, em cuja administração a obra da quadra foi iniciada, parabenizou a atual gestão universitária por ter dado continuidade e ampliado esse projeto. “Esta quadra é o único espaço de esporte e lazer existente nos bairros próximos ao campus do Cabula, para atender tanto os estudantes, professores e técnicos como os moradores locais”, salientou Valentim.

O secretário Davidson Magalhães (Setre) destacou a importância da ação em uma universidade pública. “Espaços como este crescem de importância num momento como o que estamos vivendo, em que as universidades públicas brasileiras estão ameaçadas pela nova política federal de educação”, afirmou o secretário.

Davidson adiantou que o novo espaço esportivo será um dos utilizados nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que este ano voltam a ser sediados na Bahia, reunindo cerca de cinco mil atletas e profissionais envolvidos.

Já o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, enfatizou também o aspecto positivo da criação de espaços que possam ser utilizados pelo público interno e comunidade externa. “Essa integração é muito salutar e é defendida pelo governador Rui Costa, para que se torne uma prática cada vez mais comum em nosso estado”, afirmou o diretor.

Simon Pereira, presidente da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), também parabenizou a UNEB e órgãos governamentais pela nova quadra, que vai fortalecer as políticas públicas e programas de esporte e lazer no estado.

A parte final da programação foi reservada para um torneio de futsal, com equipes da universidade e externas, e apresentação de rodas de capoeira.

Além de estudantes, técnicos e docentes da universidade, e de moradores do entorno do campus, também prestigiaram a cerimônia o vice-reitor Marcelo Ávila, a pró-reitora de Extensão (Proex), Adriana Marmori, e outros gestores da UNEB, e o ex-diretor da Sudesb Elias Dourado.

Foto (home): Cindi Rios /Ascom. *Com informações e foto (interna) da Ascom Sudesb.