09

mar

Autor: Campus Avançado de Canudos   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 16:09 hrs

Campus Avançado da UNEB em Canudos debate cinquentenário de açude

Nesta quarta-feira (13), o Campus Avançado da UNEB em Canudos sediará o seminário Açude Cocorobó 50 Anos, tematizando o cinquentenário dessa obra inaugurada pelo governo militar em 1969. 

Promovido pelo Campus Avançado em parceria com o Centro de Estudos Euclides da Cunha (Ceec) da universidade, o evento terá ampla programação durante todo o dia, como rodas de conversa, palestras, depoimentos, exibição de filme, performances artísticas, culminando com visita à barragem local: “um abraço de dor, saudade, reconhecimento e expectativas”.

Acesse programação completa aqui

De acordo com o diretor do Campus Avançado de Canudos, Luiz Paulo Neiva, “o dia 13 de março é data de aniversário do beato Antônio Conselheiro, maior demiurgo da saga conselheirista, e marca os 50 anos do Açude Cocorobó, que submergiu a Velha Canudos e a Segunda Canudos, mas encheu o povo de esperança por dias melhores na época”. “Cinco décadas depois, queremos refletir aqui sobre questões instigantes, a exemplo do real objetivo do açude e dos seus efetivos resultados contemporâneos”, destaca.

Confira o documentário Açude Cocorobó – Fragmentos de 50 anos de Memória, produzido pelo Núcleo de Audiovisual do Centro de Estudos Euclydes da Cunha (CEEC) da UNEB.

 

Imagem: Divulgação.