01

fev

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 19:03 hrs

RECREDENCIAMENTO: UNEB inicia processo de Autoavaliação Institucional

Até o dia 22 de fevereiro os estudantes, professores, gestores e técnicos administrativos da UNEB terão a oportunidade de colaborar com o crescimento da universidade.

Por meio de um questionário online, disponível no www.sisform.uneb.br, a comunidade acadêmica irá realizar a Autoavaliação Institucional.

As questões do questionário, elaboradas com base nas 13 dimensões do Plano de Desenvolvimento, se referem à infraestrutura, assistência estudantil, ações afirmativas, gestão e inovação, entre outros temas.

De acordo com Ivan Novaes, secretário especial de Avaliação Institucional, a autoavaliação é um importante instrumento de gestão e autoconhecimento.

“Esse processo oportuniza um momento de reflexão sobre as ações desenvolvidas pela universidade em diversos âmbitos. É um espaço onde todos podem avaliar a universidade, destacando os avanços e retrocessos, indicando potencialidades e fragilidades, e apontando anseios e perspectivas. Por isso o envolvimento de todos é muito importante”, destacou o secretário.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A Autoavaliação Institucional, obrigatória para o processo de recredenciamento da instituição, é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNEB, um órgão autônomo e colegiado, formado por membros indicados por suas entidades representativas.

De acordo com a coordenadora da CPA, a professora Ione Jatobá, há um forte empenho dos membros da comissão no sentido de efetivar o processo de autoavaliação e fornecer elementos para o recredenciamento da universidade.

Os resultados dessa consulta online serão sistematizados em um relatório, integrado ao documento de recredenciamento, e enviados ao Conselho Estadual de Educação (CEE-BA).

Recredenciamento – Os processos de recredenciamento têm como objetivo verificar se as Instituições de Ensino Superior (IES) atendem aos padrões necessários para a oferta de um ensino de qualidade e se oferecem as condições mínimas estabelecidas para sua inclusão na categoria no qual estão classificadas: universidade, centro universitário, faculdades integradas, faculdades, institutos e escolas superiores.

Além da autoavaliação, outros instrumentos constituem o processo: avaliação externa, realizada por uma comissão de verificação do CEE, além da análise dos indicadores de qualidade resultantes dos processos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O último recredenciamento da UNEB aconteceu em 2012. Na ocasião, o Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou por unanimidade o recredenciamento da UNEB por mais oito anos, prazo máximo que pode ser concedido a uma instituição de ensino superior.

Informações: CPA/Seavi – tel. (71) 3406-4604.