13

dez

Repórter: Núcleo de Jornalismo/Ascom, com informações do IBGE   |   Postado por: Wânia Dias às 13:32 hrs

Simpósio sobre cidades médias e pequenas destaca políticas urbanas e movimentos sociais em tempos de crise

Fotos: IBGE

Políticas urbanas e movimentos sociais em tempos de crise(s). Esse foi o tema do VI Simpósio sobre Cidades Médias e Pequenas da Bahia, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de dezembro, no Departamento de Educação (DEDC) do Campus V da UNEB, em Santo Antônio de Jesus.

O evento teve como objetivo reunir profissionais e estudantes interessados na temática, que desenvolvam estudos e pesquisas sobre cidades médias e pequenas da Bahia, com o intuito de promover debates e reflexões sobre as experiências e as perspectivas para pesquisas sobre esse grupo de cidades.

A programação do evento contou com a participação da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Bahia, através do chefe da agência Neilton Argolo. O gestor destacou os desafios para as pequenas e médias cidades retratados em diversos dados do IBGE.

O evento reservou ainda oficinas, mesas redondas, além de uma feira com produtos da Agricultura Familiar do Recôncavo Baiano.

A iniciativa foi realizada pela Rede de Pesquisas Cidades Médias e Pequenas da Bahia (Rede CMP), formada por membros dos Grupos de Pesquisa Recôncavo: Território, Cultura, Memória e Ambiente (UNEB); A cidade e o urbano (UNEB); Urbanização e produção de cidades na Bahia (UEFS); CiTePlan – Cidade, Território e Planejamento (UFBA); GEOMOV – Geografia e Movimentos Sociais” (UEFS); GRUDET – Grupo Dinâmicas Espaciais e Desenvolvimento Territorial – (UFOB), da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e da Superintendência de Planejamento Estratégico (SPE) da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN).