11

jun

Repórter: Wânia Dias   |   Postado por: Wânia Dias às 10:00 hrs

Projeto promove exibição e debate do filme Quilombo Rio dos Macacos nesta quarta (13)

O Colegiado de História do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, em Salvador, vai realizar a exibição e debate do filme Quilombo Rio dos Macacos nesta quarta-feira (13), às 14h30, no teatro da universidade, no campus.

O filme Quilombo Rio dos Macacos fomenta discussões em torno das lutas das comunidades quilombolas no Brasil atual. Além de denunciar graves violações de direitos humanos, documenta aspectos culturais, simbólicos e características do território, como paisagens e lugares, e registra memórias individuais e coletivas, traçando amplo painel de caráter etnográfico.

Após a exibição será realizado um debate com a participação do diretor do filme, Josias Pires. O evento é aberto ao público e não há necessidade de realizar inscrição.

A iniciativa, fruto do projeto Abolição e pós-abolição na Bahia: 130 anos da abolição da escravidão no Brasil, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do DCH I, e tem como objetivo ampliar as análises sobre as lutas por direitos protagonizadas pelas populações negras na contemporaneidade.