18

mai

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 16:05 hrs

Palestra ministrada por professor da UNEB é destaque no 1º dia da Campus Party Bahia

A UNEB esteve representada em frente aos holofotes da Campus Party Bahia (CPBA) 2018. O professor Marco Simões ministrou a palestra Desafios da Inteligência Artificial para o Desenvolvimento de Robôs Autônomos.

Integrante da coordenação do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da universidade, ele se apresentou durante a noite da última quinta-feira (17) no Palco Steam, na Itaipava Arena Fonte Nova.

A palestra (veja vídeo) esteve entre os destaques do primeiro dia do evento e foi orientada por conceitos como Agente Inteligente, Robô Autônomo e Sistemas Multiagentes.

Durante a atividade, foram apresentadas também diversas aplicações reais já existentes e outras potenciais aplicações resultantes da união entre Inteligência Artificial e Robótica: a Robótica Inteligente.

O palestrante descreveu ainda os principais desafios que precisam ser resolvidos pela ciência no campo da Inteligência Artificial, para viabilizar a criação dos robôs autônomos.

Marco destacou a importância das competições científicas e registrou os resultados já conquistados pela UNEB na RoboCup, maior campeonato do mundo na modalidade.

Representada pela equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT), mantida pelo Acso, a universidade conta com o grupo que detêm os melhores resultados nos desafios de nível superior da competição nos últimos quatro anos.

Neste ano, a BahiaRT já está garantida na RoboCup 2018. Ela vai representar o Brasil e a Bahia em Montreal, no Canadá, no próximo mês de junho.

A segunda edição do Campus Party Bahia (CPBA) iniciou suas atividades ontem (17) e segue até o próximo domingo (20), na Arena Fonte Nova. Neste ano, serão ofertadas 300 horas de conteúdo em uma programação que conta com palestras, debates, oficinas, workshops e a tradicional “hackathon”, maratona de programação.

Robótica pelo Brasil

O Acso foi também representado na RoboWeek 2018. O professor Josemar Souza participou, na última terça-feira (15), do painel científico Robótica Doméstica: Desafios e Oportunidades (veja vídeo).

Durante mais de 90 minutos, cientistas e estudantes de diversas partes do país debateram o desenvolvimento científico e as oportunidades profissionais para aqueles que se especializam na área de Robótica Doméstica.

Estiveram também em pauta os desafios propostos pela RoboCup Federation, na liga de competições científicas RoboCup@Home. A UNEB é a pioneira nacional na participação em atividades nesta modalidade.

O evento, que consiste em uma escola de robótica, foi promovido pelas Universidades Federais de Rio Grande (FURG) e de Santa Maria (UFSM), em parceria com o capítulo sulbrasileiro da Sociedade de Robótica e Automação (IEEE-RAS), o Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas e a Robocup Federation.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta