10

mai

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 13:30 hrs

Trabalho de estudante de Química da UNEB é destaque em congresso nacional

Estudante do 6º semestre da graduação em Química, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em Salvador, Jéssica Vasconcelos recebeu menção honrosa por trabalho apresentado durante o XI Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria (CBRATEC).

A produção, que foi exposta na modalidade oral, conta com o título Adsorção de Pb(II) em águas residuais empregando a biomassa da casca do fruto da Pachira Aquática Aubl. – estudo cinético.

O trabalho é resultado de pesquisa realizada pela discente, entre os meses de agosto de 2016 e julho de 2017, enquanto bolsista de iniciação científica (IC) na instituição, sob orientação do professor Cesário Francisco das Virgens. O estudo consiste na aplicação de um material adsorvente (biomassa feita a partir da casca do fruto conhecido como monguba ou cacau falso) para remoção de chumbo em águas superficiais.

Pelo processo de adsorção, átomos, moléculas ou íons são retidos na superfície de sólidos através de interações químicas ou físicas. Após os testes realizados, a biomassa mostrou-se eficaz quando utilizada para limpeza de águas residuais contendo Pb(II), sendo a adsorção de 97,55%.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria (Abratec), entre os dias 22 e 24 de abril, no hotel Grand Mercure Rio de Janeiro Copacabana. Os investimentos para a viagem foram custeados pelo DCET.

Foto: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

Captcha base64