06

mar

Autor: Toni Vasconcelos / Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 17:02 hrs

NOVO MANDATO: UNEB dá posse a membros da gestão universitária para 2018–2021

Cerimônia no Teatro UNEB foi marcada por clima de motivação e confiança. Fotos: Ícaro Rebouças/Ascom

O Teatro UNEB, Campus I, em Salvador, foi palco da solenidade de posse coletiva de novos membros da Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) da instituição para o mandato 2018–2021, realizada no último dia 2.

Para um público formado por técnicos administrativos, docentes, estudantes, familiares e amigos dos empossados, o reitor da UNEB, José Bites, ressaltou a recente recomendação da Capes/MEC de dois novos mestrados da universidade – em Ciências Farmacêuticas, em Salvador, e de em Intervenção Educativa e Social, em Serrinha.

“Estou aqui para chamar todos vocês para o trabalho”, disse, em tom bem-humorado, o gestor. “A consolidação da pesquisa e a expansão e interiorização da pós-graduação são requisitos fundamentais para assegurarmos a qualificação da nossa universidade, com vista, especialmente, ao seu próximo recredenciamento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE)”, completou.

Agradecendo aos membros que participaram do mandato anterior, o reitor destacou também a confiança dos empossados em agregar seus esforços e talentos ao projeto de gestão.

“Já temos o reconhecimento como uma universidade inclusiva e popular. Precisamos agora quebrar as amarras que ainda seguram esta instituição, precisamos ampliar o acesso à universidade, construir currículos mais flexíveis. Temos, seguramente, condições de dar as respostas que a sociedade demanda, para ajudar a tornar a Bahia e o Brasil melhores. Vocês formam uma equipe competente, responsável e experiente. Portanto, não podemos errar”, afirmou Bites.

O vice-reitor Marcelo Ávila enfatizou a responsabilidade dos gestores de cumprir os compromissos firmados com a comunidade e, ao mesmo tempo, consolidar as ações exitosas desenvolvidas nos âmbitos administrativo e acadêmico da universidade.

“Aproveito para lembrar alguns princípios fundamentais nos quais devemos pautar nossas atividades de gestão, a exemplo da atuação democrática e participativa, estabelecendo o diálogo como ferramenta primordial nas discussões e deliberações. Também a responsabilidade social e a sintonia com os movimentos sociais em prol da justiça e da reparação. E ainda assegurar a transparência, lisura e honestidade no trato dos recursos públicos”, pontuou Marcelo.

Veja matéria sobre a primeira reunião da ECGU em 2018

Ao lado do vice-reitor Marcelo Ávila, reitor José Bites presidiu solenidade de posse coletiva: “Não podemos errar”

Unidade, solidariedade e parceria

Em clima de motivação, confiança e confraternização, foram empossados os novos pró-reitores de Graduação (Prograd), Dayse Lago, de Ações Afirmativas (Proaf), Amélia Maraux, de Extensão (Proex), Adriana Marmori, de Assistência Estudantil (Praes), Elivânia Andrade, e de Administração (Proad), Daniel Góes.

Tomaram posse também os novos secretários especiais de Relações Internacionais (Serint), Marcius Gomes, e de Articulação Interinstitucional (Seai), Marcelo Lemos; e os assessores chefe e técnico da Reitoria, Tiago Sampaio e Leandro Cavalcanti, da Gestão Setorial (AGS), Cida Souza, da Proaf, Marta Enéas, de Captação de Recursos da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Tadeu Mendes, de Comunicação (Ascom), Josenildes Oliveira, e de Ações de Educação do Campo, Rosana Rodrigues.

Outros empossados foram a auditora de Controle Interno (Auconti), Luzinete Gama, e os gerentes de pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), Eduardo Jorge, e da Gerência Contábil (Gercon), André Souza.

Segundo a pró-reitora Tania Hetkowski (PPG), que participou da mesa da cerimônia, “com a solidariedade, unidade e parceria de todos da gestão e da comunidade podemos consolidar uma universidade diversa”.

“Acredito que a principal missão desta instituição é a valorização do ser humano, e o êxito de nossas ações nesse sentido depende de um trabalho conjunto”, salientou.

Também presente à mesa, a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Lilian Conceição, salientou que “este novo momento da UNEB seja de ampliação dos nossos objetivos”.

“Precisamos avançar como universidade e isso só pode acontecer num movimento tanto de fora para dentro como de dentro para fora da instituição. Para isso, precisamos de todos nesse processo”, disse.

Já a nova chefe de gabinete (Chegab) da Reitoria, Hilda Ferreira, que leu o termo de posse dos novos membros, ressaltou que “todos nós da gestão estamos imbuídos desse sentimento de mudança dessa universidade, renovados na última eleição”.

“Esperamos conseguir colocar a UNEB no lugar que esta grande instituição merece – uma universidade socialmente referenciada, inclusiva, participativa, que tenha um olhar para todos e todas”, finalizou.

Veja mais fotos desse evento no Flickr UNEB

Deixe uma resposta