01

dez

Autor: Toni Vasconcelos / Ascom *   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 20:26 hrs

UNEB comemora aniversário do Campus de Valença firmando amplo convênio com a UFRB

Comunidade acadêmica, gestores e movimentos sociais participaram das comemorações. Foto: Ícaro Rebouças/Ascom

Implantação de um polo conjunto de educação a distância (EaD) e de programas de pós-graduação, mobilidade discente e desenvolvimento de projetos e pesquisas. Essas são algumas das ações previstas no termo de cooperação firmado entre a UNEB e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O convênio, que marcou a abertura das comemorações dos 20 anos de atividades do Campus XV da UNEB, em Valença, no último dia 27, foi assinado pelos reitores José Bites de Carvalho (UNEB) e Sílvio Luiz Soglia (UFRB) e pela diretora do Departamento de Educação (DEDC) do campus, Rosa Amélia Lorenzo, com a participação da comunidade acadêmica, gestores, autoridades convidadas.

O reitor da UNEB ressaltou a importância dessa parceria não só para o Campus XV, mas para toda a universidade. “Acompanho há muitos anos a trajetória de crescimento e consolidação deste campus e sinto grande satisfação com os avanços conquistados por esta comunidade. Agora, com o convênio, vamos avançar mais, com sustentabilidade e inclusão”, disse José Bites.

“Estar aqui, com uma universidade federal e uma universidade estadual firmando este termo, é uma manifestação real da defesa e busca pelo desenvolvimento da educação superior na Bahia”, afirmou o reitor da UFRB.

Na avaliação da diretora do DEDC, o convênio vem trazer novas perspectivas para a região. “Acredito que esse polo EaD vai possibilitar o acesso a muitos outros estudantes, contribuindo com o crescimento de todo o território do baixo sul do estado”, pontuou Rosa Amélia.

POLO INOVADOR

O polo de educação a distância no Campus XV é um marco inovador da gestão universitária, segundo o coordenador da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da UNEB, Jader Albuquerque.

“Está sendo implantado aqui em Valença o primeiro polo de apoio presencial institucional em um departamento da UNEB, que pode atuar tanto dentro do sistema UAB (Universidade Aberto da Brasil) como em projetos da própria universidade ou em parceria com outras instituições, a exemplo da UFRB agora”, salientou Jader Albuquerque.

A nova unidade, acrescentou o coordenador, será um modelo a ser proposto para outros departamentos da UNEB, “possibilitando ampliar a capilaridade da universidade nos vários territórios e o portfólio de cursos dos departamentos com a oferta de cursos de EaD, por sua sustentabilidade e largo alcance”.

Nesse polo de Valença, a Unead já está ofertando dois cursos de pós-graduação: em gestão pública e em ensino de libras, cujas aulas estão previstas para iniciar em fevereiro do próximo ano.

Em cooperação com a UFRB, está sendo avaliada a implantação de uma pós-graduação na área de educação e tecnologia, de projetos de extensão em empreendedorismo, desenvolvimento territorial, além da oferta de cursos de graduação.

Com diversificada programação, Campus XV celebrou conquistas e presença no baixo sul. Imagem: site do departamento

CAMPUS XV, 20 ANOS

A semana de comemorações dos 20 anos da UNEB em Valença, que se estendeu até esta sexta-feira (1°), contou com ampla e diversificada programação.

A cerimônia de abertura foi abrilhantada com a apresentação da Filarmônica 24 de Outubro e da peça teatral “Tienhe Diendê”, e a entrega da condecoração “Lutadores e Lutadoras Sociais do Baixo Sul”.

“São 20 anos marcados pelo compromisso da universidade com toda a comunidade do baixo sul. Lembramos hoje de todos os diretores e gestores que passaram por este departamento, os quais, junto com a comunidade acadêmica, construíram uma história memorável de um campus que contribuiu muito para o desenvolvimento deste território”, parabenizou o reitor José Bites.

A diretora Rosa Amélia destacou a participação da universidade no desenvolvimento da região: “Desde ações diretas e de caráter social, como a interação com cooperativas, associações, comunidades tradicionais, fica visível que estamos contribuindo para o crescimento não só de Valença, mas de todo o seu entorno”.

Na programação da semana, também aconteceram o Seminário do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) e o Encontro da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) do departamento.

As comemorações tiveram intensa participação de estudantes, professores e técnicos do DEDC, além de ex-diretores, discentes egressos e representações dos movimentos sociais do território.

* Com informações de  Ícaro Rebouças/Ascom e de Beatriz Rocha/DEDC Campus XV.  

Deixe uma resposta

Captcha base64