17

nov

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 15:21 hrs

Professores da UNEB têm artigo aprovado pela Revista Ciência e Saúde Coletiva

Editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Revista Ciência e Saúde Coletiva aprovou o artigo “Excesso de peso e fatores associados em quilombolas do Médio São Francisco baiano, Brasil”.

O trabalho foi desenvolvido pelos professores da UNEB Ricardo Franklin de Freitas Mussi, do Campus IV (Jacobina), e Bruno Morbeck de Queiroz, do Campus XII (Guanambi), com coautoria do pesquisador Edio Luiz Petroski, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O artigo identificou que o excesso de peso, avaliado pelo índice de massa corporal (IMC), foi diagnosticado em 27,7% dos adultos quilombolas do território estudado, e esteve independentemente associado ao sexo feminino, à autoavaliação negativa de saúde e ao aumento da pressão arterial média.

Criada em 1996, a publicação possui indexação internacional e atualmente está classificada como B1 no Qualis/Capes. A revista consiste em um espaço científico para discussões, debates, apresentação de pesquisas, exposição de novas ideias e de controvérsias sobre a área.

Deixe uma resposta