14

nov

Repórter: Victor Rodrigues, com informações do Acso   |   Postado por: Wânia Dias às 12:34 hrs

Pentacampeã! Equipe de robótica da UNEB ganha mais um prêmio nacional

A Bahia Robotic Team (BahiaRT), vinculada ao Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da UNEB, venceu mais uma edição do Campeonato Latino-Americano de Robótica, e Concorrência XV Brasileira de Robótica (LARC/CBR) 2017, na modalidade RoboCup 3D Simulation.

O evento aconteceu entre os dias 7 e 11 de novembro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em Curitiba.

O desafio de futebol de robôs é usado mundialmente como um dos ambientes padrão para testes de soluções de inteligência artificial, modelagem computacional e controle de robôs em ambientes complexos, não determinísticos e de tempo real. Nesta modalidade simulada são testadas soluções que alimentarão a inteligência dos robôs desenvolvidos nos próximos cinco anos.

No desafio, onze robôs humanoides simulados disputam uma partida de futebol contra o time de robôs adversários. Os resultados deste projeto científico podem ser aplicados nos mais diversos tipos de robôs de serviços ao ser humano incluindo a robótica assistiva, serviços domésticos, industriais, comerciais entre outros.

A equipe pentacampeã agora se prepara para o torneio mundial da categoria RoboCup 2018, que acontecerá em Montreal, Canadá.

Informações: www.acso.uneb.br/bahiart.

Deixe uma resposta