11

out

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 18:36 hrs

UNEBrinque: Públicos infantil e infantojuvenil curtem universidade na Semana das Crianças

Crianças e jovens participaram do espetáculo interativo ES:CA:PE, promovido no último dia de programação da iniciativa

Na semana delas, a UNEB também foi das crianças. Desde a última segunda-feira (9), pais e jovens participaram das diversas atividades promovidas pela Brinquedoteca Paulo Freire na sexta edição da UNEBrinque, no Campus I da universidade, em Salvador.

A programação da iniciativa foi encerrada hoje (11), com a participação de estudantes das Escolas Municipais Roberto Santos e da Engomadeira e da Escola Laboratório (Escolab) de Coutos no espetáculo interativo ES:CA:PE.

Lynn Alves: “Despertar nesses jovens e crianças o desejo de vir para dentro da universidade”

A peça apresentou uma experiência compartilhada, em que um representante da plateia com o controle nas mãos, e a ajuda de todo o público, determinou as ações das personagens Alissa e Thomas, buscando fazê-los escapar de uma sala misteriosa.

Os presentes interagiram e controlaram o destino dos aprisionados, que estavam participando de um experimento da empresa fictícia Motriz. Os caminhos da trama foram comandados pelas crianças e jovens e também por estudantes de graduação da universidade.

Para promoção da atividade, o evento contou com apoio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Digitais Comunidades Virtuais da UNEB, coordenado pela professora Lynn Alves, que também prestigiou o espetáculo.

“Para a gente é um grande prazer trazer isso para dentro da universidade e para a comunidade do entorno, que provavelmente não teria acesso a uma atividade como essa. Acreditamos que o mais importante é que essas crianças e adolescentes possam perceber que um dia eles poderão estar aqui. Despertar neles o desejo de vir para dentro da universidade”, destacou Lynn.

A UNEBrinque tem como objetivo difundir e promover atividades lúdicas e culturais que ampliem a percepção do brincar como elemento essencial ao desenvolvimento humano, propiciando a interação da universidade e comunidade do entorno.

Antonete Xavier: “fomentar a cultura lúdica, proporcionar a eles o espaço do brincar livre”

A iniciativa, alusiva ao Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, reservou em sua programação oficinas, apresentações culturais, contação de histórias, atividades lúdicas, confecção de brinquedos e recreação infantil.

“Pensar no futuro das crianças, é pensar neste presente. E isso consiste em fomentar a cultura lúdica, proporcionar a eles o espaço do brincar livre, que potencializa a sociabilidade, as questões éticas, o acesso à arte e à cultura. O papel da universidade é esse e, através destas ações, temos possibilitado que as crianças ampliem o seu repertório cultural”, ressaltou Antonete Xavier, coordenadora do evento.

Em Serrinha, a programação da iniciativa também foi realiza entre os dias 9 e 11 de outubro. Foram promovidas diversas atividades com música, teatro, dança e pintura facial. A Brinquedoteca Criação esteve aberta para visitação de crianças da comunidade, acompanhadas pelos seus responsáveis.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) também participa da realização da VI UNEBrinque – Semana da Criança da Brinquedoteca Paulo Freire. Apoiam a iniciativa o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Digitais Comunidades Virtuais e o grupo de pesquisa Formacce Infância.

Confira mais fotos do evento em nosso Flickr.

Fotos: Cindi Rios/Ascom

Deixe uma resposta

Captcha base64