29

set

Repórter: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 16:54 hrs

UNEB coordena seminário em homenagem aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos

A UNEB e instituições parceiras vão realizar, entre os dias 2 e 5 de outubro, o Seminário 120 Anos de Canudos. O evento vai contar com atividades promovidas em Salvador e no interior da Bahia.

A iniciativa terá o Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, como sede na capital. Na próxima segunda-feira (2), será realizada a abertura oficial, que reserva mesa institucional e homenagens.

Ainda na manhã do primeiro dia, o professor da UNEB Manoel Neto vai ministrar a conferência Canudos 120 anos de História e Memória. O evento segue, até quarta-feira (3), com rodas de conversa, exposição fotográfica, exibição de produções audiovisuais e atividades culturais.

O seminário será dividido em duas partes. A segunda será promovida, nos dias 4 e 5 de outubro, no município de Canudos. Na oportunidade, será inaugurado o Núcleo de Robótica do Campus Avançado da universidade na cidade.

Essa iniciativa, que é fruto de parceria entre a UNEB, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e a Campus Party, conta com apoio da Prefeitura de Canudos e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  (MCTIC).

Também será realizado o 1º Festival de Cultura, Artes e História de Canudos – 120 anos de resistência, além de roda de conversa, visitas ao Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) e ao Parque Estadual de Canudos (PEC), e apresentações culturais.

Veja programação completa do evento (Parte I e II)

As celebrações pelos 120 anos do fim da Guerra de Canudos estão sendo promovidas desde o primeiro semestre e seguem até novembro. Uma comissão constituída pela UNEB, presidida pelo professor Luiz Paulo Neiva, coordena as ações.

A iniciativa é resultado da parceria entre a UNEB, por meio do Projeto Canudos e do Centro de Estudos Euclydes da Cunha (Ceec), a Uefs, a Ufba, a UcSal, a Prefeitura Municipal de Canudos, o IPMC, o Museu Eugênio Teixeiral Leal, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a Academia de Letras da Bahia (ALB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Portfolium Laboratórios de Imagens e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC) e da Secti.

Informações: UNEB/Canudos – tel. (75) 3494-2000.

Deixe uma resposta