31

ago

Autor: NEPPA   |   Postado por: Wânia Dias às 16:49 hrs

Simpósio sobre alternativas para alimentação do gado na seca movimentam setor pecuário no oeste baiano

Preocupados com as consequências danosas da estiagem sobre o rebanho a UNEB, por meio do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal (Neppa), do Campus IX, em Barreiras, realizou, nos dias 26 e 27 de agosto, o II Simpósio sobre Alternativas para Alimentação do Gado na Seca.

O evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre pesquisadores, produtores, professores e estudantes da área.

O professor Danilo Gusmão coordenou o evento

A programação do simpósio reservou palestras, mesas-redondas e premiações, no Instituto Federal da Bahia (Ifba) do município . Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o correto reaproveitamento da silagem de feno, sorgo, da cana de açúcar e do resíduo do algodão, além do aproveitamento da mandioca na alimentação animal inserida em forma de ração, nos períodos de estiagem.

“Essa iniciativa pretende difundir as técnicas de reserva estratégica e conservação de forragens para os criadores de gado da região”, ressaltou o Prof. Danilo Gusmão, coordenador geral do evento.

Entre os temas debatidos estavam As novas cultivares de gramíneas e leguminosas forrageiras,  Inovações tecnológicas na nutrição de bovinos, Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas, e Utilização da mandioca na alimentação de ruminantes no contexto da dinâmica da cadeia agroindustrial de produção de raízes.

O Dia de Campo contou com cerca de 150 participantes

A programação do simpósio contou ainda com o lançamento do Programa Regional de Convivência com a Estiagem na Pecuária. Idealizado pelo professor Danilo Gusmão, a iniciativa visa oferecer, entre outras ações, capacitação dos produtores, implantação e difusão de tecnologias sociais de convivência com a seca.

O evento reservou ainda o Dia de Campo sobre Alternativas para Alimentação do Gado na Seca. A atividade, que aconteceu na Fazenda Modelo Paulo Mizote da AIBA,  reuniu mais de 150 participantes, que acompanharam na prática dinâmicas sobre sorgo forrageiro, ensilagem, fenação, mandioca na alimentação animal, palma forrageira, cana-de-açúcar e tratamento de volumosos de baixa qualidade.

Assista a reportagem do evento: https://youtu.be/5PeegobX__w
Baixe o livro e as apresentações do Simpósio gratuitamente no site: www.neppa.uneb.br
Veja as fotos dos eventos no https://www.facebook.com/neppauneb/

Deixe uma resposta

Captcha base64