28

ago

Repórter: Danilo Oliveira   |   Postado por: Danilo Oliveira às 17:04 hrs

Pesquisadores discutem desafios da docência universitária em colóquio

Comunidade acadêmica se reuniu para refletir sobre práticas pedagógicas e apresentar experiências exitosas

Professores se reuniram, entre os dias 23 e 25 de agosto, em Salvador, para discutir desafios e perspectivas para a prática da docência universitária no V Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras.

Kathia Marise: universidade elabora Programa de Formação para Docência Universitária

Realizado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), em parceria com grupo de pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (Dufop), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Instituição, o evento é direcionado para professores universitários.

A abertura do evento contou com a participação da pró-reitora (Prograd), Khatia Marise, e da coordenadora do Dufop e diretora da Editora UNEB (EdUNEB), Sandra Soares.

“Uma prática pedagógica interessante, inovadora e instigante tem um efeito concreto não só no aprendizado, mas na permanência dos nossos estudantes. A formação pra a docência universitária é um desafio, mas, a cada edição do colóquio, estamos consolidando essa cultura de pensar a prática pedagógica e a docência universitária”, avaliou Kathia.

A gestora antecipou ainda que um Programa de Formação para a Docência Universitária para a UNEB está sendo elaborado, com a proposta de “consolidar espaços formativos e reflexivos sobre a prática pedagógica na universidade”.

Sandra Soares: “Esse colóquio é um espaço de resistência”

Coordenadora do colóquio, a professora Sandra Soares ressaltou que a iniciativa consiste em um espaço de luta contra a invisibilidade imposta para o exercício da docência nas universidades.

“Esse colóquio é um espaço de resistência, que procura aliar o ensino, a pesquisa e a extensão. Essas são frentes importantes do nosso fazer docente, que separadas desqualificam e prejudicam a educação que queremos conquistar e promover para os nossos estudantes”, salientou a pesquisadora.

Intercâmbio de saberes

A programação acadêmica do V Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras foi aberta pela Aula Magna do semestre letivo 2017.2 da UNEB (veja matéria), intitulada “O papel da universidade e dos docentes na formação de atitudes dos estudantes”.

A atividade foi ministrada pelo pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Felipe Trillo, e foi transmitida por videoconferência para os departamentos da universidade, na capital e no interior.

O estudante Pablo Sousa comemorou a oportunidade de dialogar com docentes

A professora Mônica Massa, do curso de Sistemas de Informações ofertado no Campus I, em Salvador, parabenizou a comissão organizadora do evento pela proposta de promover maior intercâmbio de saberes entre os docentes da UNEB e de instituições nacionais e internacionais.

“Somos uma universidade multicampi e é difícil conseguirmos nos encontrar e socializar as nossas experiências, e o evento nos oportuniza isso. É importante também possamos beber da fonte de pesquisadores de referência na docência universitária, como Felipe Trillo, para que possamos atuar e atender à demandas atreladas à formação dos nossos estudantes”, destacou Mônica, que participou pela primeira vez do colóquio.

A oportunidade de dialogar com professores, foi também celebrada pelo estudante do curso de História da UNEB, Pablo Sousa: “Entrei na graduação pela própria área, mas, hoje estou vendo, com novos autores e novas formas de ver o mundo da educação, a importância disso para a formação de cidadãos”.

Volume 6 da série Práxis e Docência Universitária foi lançada durante o colóquio

Motivado também pelas discussões promovidas durante o evento, ele deseja investir ainda mais no seu sonho de se tornar um professor. “Esse é um desafio que pretendo continuar e, quem sabe, lá na frente conseguir chegar ao nível de responsabilidade adequado para exercer essa profissão que é tão fundamental”, frisou.

O primeiro dia do evento contou ainda o lançamento do volume 6 da série Práxis e Docência Universitária: Desenvolvendo Competências na Universidade – perspectivas e práticas inovadoras na formação de profissionais (veja matéria).

A programação do colóquio seguiu até a última sexta-feira (25), reservando aos participantes sessões de comunicação sobre práticas pedagógicas exitosas, e foi encerrada pela conferência “A relação teórica prática na formação de profissionais: implicações para a prática pedagógica na universidade”, ministrada pela professora Maria Isabel da Cunha, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Rio Grande do Sul.

Confira mais fotos do evento em nosso Flickr.

Veja também:

Aula Magna (2017.2) da UNEB propõe reflexões sobre processos de ensino-aprendizagem

Autores da série Práxis e Docência Universitária dialogam sobre processo produtivo

Fotos: Cindi Rios/Ascom

Deixe uma resposta

Captcha base64