16

ago

Autor: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 18:29 hrs

Estudantes da UNEB vencem desafio na Campus Party Bahia

Acompanhados por designer, discentes competiram na categoria temática “Trabalho e Intermediação de Emprego”

Estudantes do curso de Sistemas de Informação do Campus I da UNEB, em Salvador, conquistaram a primeira colocação na Hackathon Desafios Bahia, maratona para desenvolvimento de soluções tecnológicas promovida durante a edição de estreia da Campus Party no estado.

Plataforma pretende auxiliar empresas e profissionais na dinâmica do mercado

Os discentes Ícaro Ariel Leite, José da Silva Carneiro, Juliana de Carvalho Santana e Kevin Oliveira, acompanhados pela designer Mel Campos, foram os responsáveis pela plataforma Emprega, que lhes rendeu o título na categoria temática “Trabalho e Intermediação de Emprego”.

“O nosso diferencial foi que a gente não pensou como uma empresa, mas buscamos uma solução social que tornasse o processo de intermediação mais integrado, ágil e eficaz, utilizando o conceito de match, semelhante ao aplicativo Tinder”, explicou o estudante Ícaro Leite.

A plataforma Emprega foi desenvolvida, para web e dispositivos móveis, com o objetivo de auxiliar o Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) e empresas na busca por colaboradores, e para orientar profissionais na procura por vagas.

“O principal diferencial desse projeto é que a gente tenta dar o poder para o candidato. Se você pensar nos sistemas que existem hoje em dia, as empresas estão no poder. Mas, se você dá o poder ao candidato, que é quem realmente quer a vaga, que tem as habilidades, ele consegue escolher as vagas que ele quer, baseado nas habilidades dele”, ressaltou José Carneiro.

O resultado foi conquistado após 48h de trabalho, sem sono. O sabor do topo do pódio já pôde ser sentido pelos integrantes na primeira participação no desafio Hackathon e em uma edição da Campus Party.

Trabalho colaborativo

Produto é resultado de 48h trabalho coletivo durante o evento e deve ser utilizada pela Setre

Alinhado à proposta do evento, o grupo estudantil promoveu trocas e ganhou importante aquisição minutos antes do início dos trabalhos da maratona: a ex-designer da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB, Mel Campos, que atua como professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Expliquei que era designer e educadora, e eles acreditaram que meus conhecimentos agregariam. Mesmo eles sendo bem mais jovens do que eu, falávamos a mesma língua e tínhamos objetivos bem definidos. Foi tudo intenso e novo”, destacou a profissional, que se dividiu entre as atividades do Hackathon e as aulas que ministra no turno da noite.

A plataforma Emprega deverá ser utilizada na prestação de serviços da Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os integrantes da equipe serão premiados com ingressos para a Campus Party Brasil 2018, em São Paulo. O direito ao camping e o custeio de passagens aéreas estarão inclusos na premiação.

O grupo vai receber ainda uma bolsa de 80% para o curso MBA em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica no Senai/Cimatec; mentorias com a Escola de Administração da Ufba; com a StartOnApp – Agência de Tecnologia e Inovação e com a REDE+, além de aceleração com a Potelo – Empresa de Software.

A Campus Party Bahia foi promovida, entre os dias 9 e 13 de agosto, pelo Instituto Campus Party e pelo Governo do Estado da Bahia. A edição atraiu cerca de 80 mil visitantes e contou com a participação de seis mil “campuseiros”, batendo recorde de público entre as edições regionais do evento.

Foto (home): Ascom/Setre; Imagens: Divulgação

Deixe uma resposta

Captcha base64