16

ago

Repórter: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 10:55 hrs

Comunidade acadêmica discute nova regulamentação do estágio na UNEB

Professores e estudantes de todas as áreas de formação da UNEB participam do evento. Fotos: Cindi Rios/Ascom

Após cerca de dois anos de construção coletiva e democrática, a UNEB vai dar um importante passo para qualificar as iniciativas de inserção dos seus estudantes no mundo profissional.

Káthia Marise: Prograd espera maior adesão e segurança com regulamento atualizado

Isso porque foi iniciada hoje (15), em Salvador, a segunda edição do Encontro de Estágio da instituição, que tem como objetivo principal finalizar a minuta de alteração do atual Regulamento Geral de Estágio da universidade.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB promove o evento, que conta com participação de representantes docentes e discentes de todos os departamentos e todas as áreas de formação da instituição.

“O regulamento já estava defasado, em função das novas regulamentações e da diversificação dos cursos da universidade. O documento foi construído de forma democrática e, com ele, esperamos maior adesão e mais segurança para o acompanhamento das atividades de estágio em nossa instituição”, destacou a pró-reitora (Prograd), Káthia Marise Sales.

A gestora, que presidiu a mesa de abertura do encontro, antecipou ainda que, após as discussões promovidas durante o evento, a minuta da proposta de alteração será encaminhada para apreciação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UNEB.

Processo democrático

Desde a retomada dos Encontros de Estágio, em 2016, a comunidade acadêmica da UNEB tem se debruçado sobre a atualização do regulamento. Após a última edição, o trabalho teve continuidade e as colaborações foram acolhidas pela Coordenação Central de Estágio, vinculada à Prograd.

Augusto Mendes: “O processo foi extremamente participativo. Recebemos sugestões de todos”

“O processo foi extremamente participativo. Recebemos sugestões de todos os departamentos e colegiados. Com isso, a minuta foi consolidada e devolvida, para nova avaliação. Agora vamos para discussão final e aprovação da proposta que seja melhor para a maioria”, ressaltou o responsável pela coordenação, Augusto César Mendes.

Ainda segundo o coordenador, o regulamento deve apresentar alternativas para o estágio fora de sede, para o acompanhamento dos estágios não obrigatórios e para que as ações sejam desenvolvidas em condições seguras por professores e estudantes.

A mesa contou também com a participação do pró-reitor de Assistência Estudantil (Praes), Ubiratan Menezes; do assessor especial da reitoria e coordenador do Fórum Estadual de Educação, Marcius Gomes; da coordenadora-geral do Parfor, Hilda Ferreira; e dos representantes dos diretores da instituição, Suzana Luz; da Unead, Marta Gomes; e da Aduneb, Ana Jovina.

Minuta do regulamento, após discussões durante o evento, será encaminhada ao Consepe

Ao término da atividade, todos os presentes fizeram um minuto de silêncio em memória do ex-diretor do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, Marcos Fábio, que faleceu em acidente neste mês.

Representação e participação

Participante das duas edições do evento, o professor Gleiton Sales, acredita que as diversas colaborações são essenciais para consolidação de um documento que seja adequado às necessidades de cada departamento.

“Esperamos assegurar melhorias na oferta do estágio para todos. Enquanto representante, trago as discussões que o nosso departamento tem realizado sobre o tema e busco soluções para as dificuldades que enfrentamos”, salientou o docente do curso de Pedagogia do Campus XIII da UNEB (Itaberaba).

Representante do curso de Educação Física do Campus XII da instituição (Guanambi) e dos discentes do campo, a estudante Letícia Figueredo parabenizou a iniciativa por, além de discutir a normatização do estágio, proporcionar aos estudantes um espaço para debate sobre a atuação profissional.

Letícia Figueredo representa discentes do campo nos debates promovidos pelo evento

O evento está sendo importante também para a comunidade acadêmica se aproximar do universo formativo do estágio, como afirmou a professora Manuela Pereira, da graduação em Jornalismo em Multimeios (Juazeiro).

“Esse é um verdadeiro momento de construção. Sobretudo para nós, porque o estágio supervisionado é uma novidade, já que até pouco tempo ele não constava nas diretrizes do curso de comunicação”, explicou a docente.

A graduação em Engenharia Agronômia no Campus da UNEB em Euclides da Cunha é uma das mais novas da instituição e ainda não concluiu turma. Representante dos estudantes do curso, Jildemar Morais esperar colaborar para a construção da minuta de alteração no regulamento ao tempo em que também aprende mais sobre o estágio na universidade.

A programação do evento segue, até a próxima quinta-feira (17), com mesas temáticas, sessões de relatos de experiências e grupos de discussão com participação de docentes, discentes e gestores.

Confira mais fotos do evento em nosso Flickr.

Deixe uma resposta