08

mai

Repórter: George Andrade   |   Postado por: Wânia Dias às 09:56 hrs

ENEIS: Evento destaca o empreendedorismo e a inovação na área da saúde

O evento foi realizado pela UNEB, por meio da Agência de Inovação, e pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Promover um ambiente para formação de redes de colaboração entre a academia, centros de pesquisa, setor produtivo e governo. Esse foi o objetivo do 1° Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde (ENEIS), que aconteceu nos dias 5 e 6 de maio, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no bairro do Cabula, em Salvador.

O evento, realizado pela UNEB, por meio da Agência de Inovação, em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, reuniu estudantes,  professores, especialistas, pesquisadores, investidores e empreendedores da área de saúde.

O médico Jorge Leal proferiu a conferência de abertura do evento sobre  ciências digitais e saúde

‘’A grande proposta desse evento é prover um ambiente de interação entre os principais atores do ecossistema de inovação – academia, setor produtivo e governo – contribuindo para a criação e o fortalecimento de redes de colaboração para o desenvolvimento de projetos com potencial inovador em saúde”, reforçou o presidente do ENEIS e também professor da UNEB, Atson Fernandes.

A pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da UNEB, Tânia Maria Hetkowski, que representou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho,  destacou a importância do encontro para a região Nordeste. ‘’Parabenizo a equipe organizadora por lançar essa ideia e agregar os seus parceiros do estado. O Nordeste precisa ser reconhecido e valorizado como polo produtor e difusor de conhecimento. Aqui também se faz pesquisa’’, ressaltou a pró-reitora.

Ciências Digitais e Saúde

A conferência magna intitulada Pout-Porri: Ciências Digitais e Saúde: oportunidades e tendências, ministrada pelo médico Jorge Leal, mestre em oncologia pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e especialista em pesquisas clínicas pela Harvard University, foi um dos destaque da programação.

O instrumentista baiano Fábio Alexandro utilizou o berimbau para interpretar clássicos da MPB

O palestrante destacou a telemedicina e o uso dos aplicativos de smartphones como o Meu Médico, que possibilita aos pacientes,  médicos, pacientes e profissionais de saúde uma comunicação rápida, segura e eficiente.

‘’O nosso intuito é criar um ambiente seguro e ético para o relacionamento médico paciente pós consulta física. Não podemos deixar de observar como é importante estar conectado com os nossos pacientes’’, destacou.

A programação contou ainda com palestras, apresentação de painéis e o talk-show intitulado Inovar em Saúde é possível?, que teve como moderador o coordenador da Agência UNEB de Inovação, Eduardo Jorge. O evento reservou também a apresentação cultural do instrumentista baiano Fábio Alexandro, que utilizou o berimbau para interpretar clássicos da MPB.

Feira Tecnológica

O evento contou com a Feira Tecnológica Tech-Saúde que trouxe experiências inovadoras desenvolvidas ou em desenvolvimento pelas instituições participantes do encontro.

Detalhe da impressora 3D construída pelo Mandacaru LAB

No stand da UNEB foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo laboratório de fabricação digital, automação, robótica educacional Mandacaru LAB, como a impressora 3D, que, durante o evento, confeccionou réplicas do corpo humano.

‘’A impressora foi construída com o uso de equipamentos makers. Todas as peças que originaram o equipamento foram confeccionadas a partir de uma impressora 3D’’, contou Peterson Lobato, membro do Mandacaru LAB.

O evento contou ainda com um espaço para apresentação de maquiagem cênica desenvolvida pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) Claudenice Ferreira.

A realização da iniciativa foi fruto de parceria entre a UNEB, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o Senai Cimatec e o Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Deixe uma resposta

Captcha base64