04

mai

Autor: Toni Vasconcelos/Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 17:13 hrs

Parceria interdepartamental leva nova turma de mestrado profissional de Jacobina para Conceição do Coité

Durante reunião do Consepe, Tania (PPG), Rosane (Campus XIV) e João (Campus IV) assinaram termo da parceria

Já foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição de ontem (3), o edital de abertura de inscrições para a nova turma de aluno regular do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (Mped) da UNEB.

A diferença desse processo seletivo para o curso merece destaque: o total de 40 vagas da turma será distribuído ao meio entre dois departamentos da universidade, o de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV, em Jacobina, responsável pela oferta do mestrado, e o de Educação (DEDC) do Campus XIV, em Conceição do Coité.

A parceria interdepartamental, pioneira em sua configuração na história da UNEB, foi firmada durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da instituição, no último dia 25, em Salvador.

“Esse é mais um relevante passo que damos no sentido da interiorização e sustentação dos programas stricto sensu da UNEB. Vemos com entusiasmo essa parceria interdepartamental, que vai ampliar a política de qualificação profissional da universidade. E certamente essa nova modalidade de pós-graduação em rede está apenas começando aqui, vamos oferecer todo o apoio e empenho da gestão para que vários outros departamentos sejam atendidos”, disse o reitor José Bites de Carvalho, que presidiu a reunião.

Assinaram o termo de compromisso para a oferta do mestrado os diretores dos departamentos, João Rocha (DCH/Campus IV) e Rosane Vieira (DEDC/Campus XIV), e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Tania Hetkowski, setor que articulou a parceira.

A expectativa de João Rocha é de que a nova turma inicie em agosto próximo. Essa é a quarta turma do Mped; em Jacobina, sede do programa, uma turma já foi concluída, outra será finalizada em julho e a terceira em 2018.

“O corpo docente do mestrado é formado por professores doutores com produção acadêmica qualificada. E, agora com o acordo, professores do Campus XIV vão poder se credenciar ao programa”, contou o gestor.

Com a expansão dessa parceria entre departamentos, adiantou o diretor, está sendo projetado um centro de pesquisa regional, que deve atrair novos programas de pós-graduação da UNEB.

Reitor José Bites comemorou com os diretores de departamento a nova parceria

Comemorando a chegada da primeira turma de um mestrado no seu departamento, a diretora Rosane Vieira considera esse acordo um passo efetivo para a construção de um programa de pós-graduação stricto sensu próprio do campus de Conceição do Coité.

“A parceria com o Mped vai nos proporcionar a expertise necessária para montar o nosso próprio programa. Essa é uma das prioridades de nossa gestão”, afirmou a diretora.

Segundo Rosane, atualmente o departamento do Campus XIV conta com um corpo docente com doutorado. “Falta apenas a experiência de construir um programa. Mas, mesmo com o nosso próprio programa, a parceria com o Mped poderá continuar, como oferta de novas turmas”, ressaltou.

Inscrições abertas

De acordo com o edital, as inscrições para o processo seletivo da nova turma do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade vão estar abertas entre os dias 8 a 24 de maio, exclusivamente pelos sites www.mped.uneb.br e http://siar.uneb.br/MPED20172.

Nessa seleção, estão sendo ofertadas 40 vagas para ingresso no semestre letivo 2017.2, sendo 20 para matrícula no DCH/Campus IV e 20 para matrícula no DEDC/Campus XIV.

Algumas vagas estão reservadas para servidores (professores e técnicos administrativos) da UNEB.

O Mped tem como objetivo principal a profissionalização dos educadores para atuarem com as diversidades e singularidades socioeducativas e culturais da educação básica. Possui duas linhas de pesquisa: Formação, linguagens e identidades e Cultura escolar, docência e diversidade.

“Por ser um mestrado profissional, o curso tem um vínculo direto com a educação básica, com a aplicação pratica das pesquisas e intervenção na rede escolar da região”, salientou João Rocha.

Acesse aqui edital da nova turma do Mped 

Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom

Deixe uma resposta

Captcha base64