19

abr

Autor: Toni Vasconcelos/Ascom*   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 18:26 hrs

Campus Avançado de Canudos reabre Núcleo de Audiovisual e deve receber Laboratório de Robótica

Luiz Paulo, ladeado por Vivaldo Mendonça e Francesco Farruggia, quer realizar oficina de capacitação para filmes e vídeos

O Campus Avançado de Canudos da UNEB reabriu e está revitalizando o seu Núcleo de Audiovisual.

A iniciativa foi marcada por um festejado encontro nas instalações da unidade, no município de Canudos, no último dia 31, com a presença de muitos convidados, como o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Vivaldo Mendonça, do presidente da Campus Party, Francesco Farruggia, e de lideranças políticas e sociais da região.

Recepcionados pelo diretor do campus de Canudos, Luiz Paulo Neiva, e equipe, prestigiaram o evento também diretores de departamento e gestores da administração central da universidade – o assessor especial da Reitoria Antônio José Azevedo representou o reitor José Bites de Carvalho –, além da comunidade acadêmica local.

Segundo Luiz Paulo, a fim de qualificar e ampliar as atividades do Núcleo de Audiovisual, está prevista a realização de uma oficina de capacitação da equipe para produção de filmes, vídeos e documentários, em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e TV Educativa (TVE).

O diretor do Campus Avançado de Canudos agradeceu o apoio da Reitoria para a reabertura do núcleo, em especial nas questões de pessoal e segurança do equipamento.

Ao apresentar o planejamento de sua pasta para o território Sertão do São Francisco este ano, Vivaldo Mendonça destacou a implantação de internet em banda larga no município, o que vai contribuir para a criação de novas oportunidades em setores como educação, comunicação e mercado de trabalho.

Gestores e comunidade da UNEB compartilharam o auditório do campus avançado com os convidados. Fotos: Divulgação

Já o presidente da Campus Party – um dos maiores eventos tecnológicos do mundo e que, no mês de agosto, realizará sua primeira edição baiana, em Salvador – conheceu os equipamentos e atividades da UNEB em Canudos, comprometendo-se a incluir jovens daquela unidade acadêmica no projeto que lidera.

Francesco Farruggia garantiu ainda o apoio financeiro e técnico, junto com a Secti, para a instalação de um Laboratório de Robótica no Campus Avançado de Canudos. O novo equipamento vai poder atender a equipes de pesquisadores  e estudantes de departamentos e campi diversos da universidade, a exemplo do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso), do campus da capital.

*Com informações da Ascom/CEE-BA e do site Canudos Acontece

Deixe uma resposta

Captcha base64