07

abr

Autor: Núcleo de Jornalismo*   |   Postado por: Danilo Oliveira às 16:18 hrs

UNEB e Ufrb avançam para consolidar parceria no território Baixo Sul da Bahia

Gestores das duas instituições, do estado, de municípios da região e de institutos federais participaram do encontro

Representantes das Equipes Centrais de Gestão Universitária da Universidade do Estado da Bahia e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) se reuniram na manhã do último dia 30 de abril, no Campus XV da UNEB, em Valença.

O encontro teve como objetivo dar continuidade aos diálogos, iniciados em janeiro, para consolidação de uma parceria para desenvolvimento de ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão no Território Baixo Sul baiano.

Participaram da reunião os reitores José Bites de Carvalho (UNEB) e Silvio Soglia (Ufrb); as vice-reitoras Carla Liane e Georgina Gonçalves; representantes das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação, de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação, de Extensão das duas instituições.

Também estiveram representadas a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), a Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), os setores responsáveis pela gestão da iniciativas em Educação a Distância (EaD) em ambas universidades e colegiados de curso.

Diálogo e possibilidades

No período da manhã, foram constituídos dois grupos de trabalho (GTs). Um para discutir o tema Educação à Distância, Graduação e Internacionalização; e outro para dialogar sobre Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa.

A divisão teve como propósito a promoção do debate de forma setorial, baseando-o nas demandas territoriais, em cursos, programas e projetos que já existem em ambas as instituições, para a elaboração de propostas para o território.

Após as discussões, as áreas de Agroecologia, Gestão de Cooperativas, Educação do Campo, Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável, Comunicação Social e Formação de Professores em Educação Quilombola fora apresentadas como possíveis campos para uma possível atuação articulada.

Foi sugerida a elaboração de propostas para uma Especialização em Agricultura Familiar e Cooperativismo e um curso de licenciatura ou tecnológico em Educação Intercultural Quilombola, já em discussão no Campus XV da UNEB.

Outras possibilidades apresentadas foram a proposição de inserção dos servidores de ambas as instituições nos Programas de Pós-Graduação já existentes, a oferta de cursos de extensão em língua estrangeira (inglês e espanhol) para a comunidade acadêmica e a constituição de um polo EaD associado para desenvolvimento e consolidação da parceria.

Fortalecimento da Educação

Ainda durante a manhã, foi discutida a formalização de um convênio de cooperação técnico-científica entre as instituições, para que seja viabilizada a mobilidade discente e docente, como já é feito entre a UNEB e universidades públicas da Bahia e do oeste de Pernambuco.

“O campus possui uma estrutura adequada para sediar as ações que devem ser desenvolvidas em parceria. Precisamos estar mais inseridos no território de identidade. Pensar ações conjuntas ajuda a viabilizar novas perspectivas para o fortalecimento da Educação Superior Pública em todo o território”, destacou professor Bites.

Para o reitor da Ufrb, o encontro apresentou perspectivas para propostas concretas a curto, médio e longo prazo. “Esse território tem uma necessidade e espera que essas instituições, na proposta de parceria, possam beneficiar a população do Baixo Sul. A proposição da parceria, em tempos de crise, é o melhor caminho para ampliar a oferta de educação superior no território”, ressaltou.

Articulação territorial

À tarde, se juntaram ao grupo o representante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Robson Costa; o prefeito do município de Valença, Ricardo Moura, acompanhado pelos secretários de Educação, de Cultura e de Comunicação da cidade; a reitora do IF Baiano, Célia Pedroso; a diretora do campus do Ifba em Valença, Alba Valéria; o vice-prefeito de Ituberá, Vivaldo Neto, acompanhado dos secretários de Educação e Cultura e Comunicação; e o vereador de Valença, Adailton Francisco.

As autoridades participaram da reunião para pensar junto às instituições em possibilidades de articulação e para auxiliá-las na viabilização das iniciativas propostas para qualificação da educação superior no território.

Para a diretora do departamento, Rosa Amélia Lorenzo, essa será uma parceria de grande dimensão e deverá possibilitar um avanço qualitativo para a educação em toda a região. “Com a articulação, será possível potencializar a Graduação e a Pós-Graduação e discutir a criação de novos cursos para o Baixo Sul”.

Um novo encontro entre representantes da UNEB e da Ufrb deve ser promovido ainda neste mês, para a assinatura do termo de cooperação técnico-científica e para encaminhamento da proposta de polo EaD associado.

*Com informações de Ícaro Rebouças/Reitoria da UNEB

Deixe uma resposta