20

mar

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 18:47 hrs

Prêmio Alice Bottas: Vice-reitora da UNEB é premiada entre baianas de destaque

Membros da comunidade da UNEB, familiares e amigos prestigiaram a premiação e confraternizaram com a vice-reitora

“Na UNEB, estamos unidos em luta pela democracia no nosso país. Pois, enxergamos que a universidade é um espaço estratégico, onde podemos reafirmar todas as conquistas de direitos. Nós, mulheres, também estamos no espaço de protagonizar e de dizer às nossas comunidades da periferia, ao nosso povo preto, que a universidade também é o lugar deles.”

Essas foram algumas das palavras ditas pela vice-reitora da UNEB, Carla Liane Nascimento dos Santos, em discurso recebido sob aplausos pelo público que prestigiou o Prêmio Alice Bottas, na noite da última sexta-feira (17), no Instituto Feminino da Bahia, em Salvador.

A gestora foi homenageada, na categoria Ciências e Pesquisa Acadêmica, em reconhecimento ao seu trabalho como educadora, empenhada na melhoria da educação pública, no que se refere à construção de uma universidade democrática, inclusiva, participativa e cidadã.

Para o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, o prêmio é um justo reconhecimento, considerando “todo o seu trabalho desenvolvido como docente, pesquisadora e professora um dos programas mais importantes do estado da Bahia, que é o Gestec (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec)”.

Professor Bites ressaltou ainda que a vice-reitora representa todas as mulheres da instituição que “têm desenvolvido excelentes trabalhos e mostrado toda a sua força como pesquisadoras e docentes desta grande universidade”.

Segundo o assessor de Projetos Interinstitucionais para a Difusão da Cultural (Apidic) da UNEB, Gildeci Leite, a homenagem vai além da atuação como acadêmica de Carla Liane, e coroa também o seu destaque na militância política em defesa dos direitos da mulher.

“Essa é uma justa homenagem à professora, que tem tido uma atuação importante junto às representações femininas e, em especial, às mulheres negras. Ela consegue, de fato, aliar a militância política e a produção do saber dentro da academia”, avaliou Gildeci, que há mais de 10 anos acompanha o trabalho da gestora, desde o seu período como docente da universidade no município de Seabra.

Durante o evento, outras sete mulheres também foram homenageadas pelo destaque em suas áreas de atuação. A premiação recebeu este nome em homenagem à primeira mulher a assumir a diretoria do sindicato, em 1934.

 

Trajetória de conquistas

Carla Liane é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente ocupa o cargo de vice-reitora da Universidade do Estado da Bahia. É docente dos programas de pós-graduação em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação (GESTEC) e em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA).

A vice-reitora é ainda pesquisadora do Centro de Pesquisas em Educação e Desenvolvimento Regional e coordenadora do Observatório de Gestão e Liderança Universitária Multicampi (GestO). Lidera os grupos de pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional e Educação, Sociedade, Política e Desenvolvimento, ambos certificados pelo CNPQ.

Também em reconhecimento a sua trajetória acadêmica e atuação enquanto gestora, Carla Liane foi homenageada pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), no último mês de setembro, com a outorga da Comenda Maria Quitéria.

Fotos: Ícaro Rebouças/Reitoria

Deixe uma resposta

Captcha base64