22

ago

Repórter: Danilo Cordeiro   |   Postado por: Danilo Oliveira às 17:27 hrs

UNEB visita universidades chilenas para desenvolver plano de trabalho conjunto

Danilo Cordeiro
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

x
Gestores da UNEB discutem plano de trabalho conjunto com a Universidade de Santiago do Chile. FOtos: Divulgação

A pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowisk, o secretário Especial de Avaliação Institucional (Seavi), Ivan Novaes, e a assessora especial da PPG, Kellen Gomes, visitaram, entre os dias 8 e 10 de agosto, a Universidade do Chile (Uchile) e a Universidade de Santiago do Chile (USACH).

A reunião com a Universidade de Santiago do Chile teve como objetivo dar início ao desenvolvimento de um plano de trabalho conjunto, como previsto no convênio de cooperação assinado em setembro de 2015.

Os termos do acordo, com duração de cinco anos, preveem formas de cooperação entre as universidades, a fim de desenvolver atividades de pesquisa e ensino na área de Educação, intercâmbio entre docentes, discentes e pesquisadores, intercâmbio de publicações, produções científicas e eventos, intercâmbio artístico e cultural, desenvolvimento de pesquisas conjuntas, e a colaboração entre docentes e grupos de pesquisa.

Já a visita à Universidade do Chile consistiu na apresentação da proposta de convênio à Secretaria de Relações exteriores da instituição, diretores, coordenadores de curso de pós-graduação, professores da área de Educação, além da proposição de ações conjuntas para divulgação e implementação do convênio.

Os termos do acordo são semelhantes aos do documento firmado com a USACH e a sua duração ainda está sendo discutida pelas instituições.

Para a pró-reitora da PPG, Tânia Hetkowisk, o convênio entre a UNEB e as duas instituições chilenas cumpre objetivos demandados da educação contemporânea.

“Nossa intenção com esse acordo é fomentar e fortalecer o ensino e a pesquisa através do compartilhamento de saberes, formando profissionais, pesquisadores e técnicos especializados que possam contribuir para o desenvolvimento de ambos os países.”, explicou a pró-reitora.

Aula magna do Mestrado em Educação da USACH – Os representantes da UNEB foram convidados para ministrar a aula inaugural do Mestrado em Educação, Currículo e Avaliação, da USACH.

Os gestores abordaram o tema Desafios para a gestão, o currículo e avaliação para melhoria da qualidade da aprendizagem escolar.

O acordo de cooperação técnica entre a universidade e as duas instituições chilenas tem a interlocução da PPG, da Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), da Secretaria Especial de Licitações, Contratos e Convênios (SELCC), e da Seavi.

Deixe uma resposta