19

jul

Repórter: Rafaela Landim e Elvis Cássio   |   Postado por: Danilo Oliveira às 10:56 hrs

UNEB recebe comitiva de autoridades senegalesas para discutir convênio de cooperação

Rafaela Landim e
Elvis Cássio
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

x
O reitor José Bites e a secretária (Serint) Jardelina receberam a comitiva senegalesa. Fotos: Cindi Rios/Ascom

Uma comitiva formada por prefeitos e autoridades senegalesas se reuniu com gestores da UNEB na tarde da última segunda-feira (18), no Campus I da universidade, em Salvador.

O encontro, presidido pelo reitor, José Bites de Carvalho, teve como objetivo discutir a criação de um acordo de cooperação entre a UNEB e universidades do Senegal para realização de intercâmbio docente e discente nas áreas de Engenharia Civil, Urbanismo, Saúde, além de ações conjuntas voltadas para pesquisa e extensão.

“Essa parceria é muito importante para o processo de internacionalização da UNEB . Temos total interesse em fortalecer as relações com instituições africanas. Vamos crescer juntos e qualificar nossas ações de ensino, pesquisa e extensão.”

Dentre os membros da comitiva, formada por parlamentares de Senegal, o prefeito da cidade de Kanel, Haymouth Abdoul Daff, destacou a importância da parceria com a UNEB.

“Será uma honra fechar esse acordo com a UNEB, uma universidade forte e, reconhecidamente, compromissada com políticas sociais e ações afirmativas. Será uma união profícua”, frisou o prefeito.

Jardelina Nascimento, secretária de Relações Internacionais (Serint) da UNEB,  destacou que a UNEB têm grande interesse em fortalecer as relações com instituições africanas.

“As instituições senegalesas são consideradas laboratórios para todas as áreas do conhecimento. Tenho certeza que essa parceria será valorosa para ambos os lados, fortalecendo a formação docente e discente, e o desenvolvimento de pesquisas e atividades extensionistas”, destacou a secretária.

Ainda na reunião, estiveram presentes os prefeitos da cidade de Fass Colobane Guele Tapée, Ousmane Ndoye; de Niandane, Elhadji Malick Gaye; de Fandene, Augustin Tine, e de Golf Sud; Aissata Diawara.

O evento também contou com a presença da consultora de situações Estratégicas de Senegal, Mam Ly; o diretor do Departamento de Promoção de Igualdade Racial (Depir) de São Francisco do Conde, Samuel Azevedo e o Diretor da Vuvuzela Produções Artísticas, Hamilton Ribeiro.

Deixe uma resposta