Projetos de Pesquisa

MPIES

Linha de Pesquisa 1: Novos contextos de aprendizagem

Data de Início: 06/03/2017

 

 

 

Projeto de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social em Novos Contextos de Aprendizagem: Perspectiva Interdisciplinar no Mestrado Profissional

Descrição: A pesquisa encontra-se vincada na linha 1 Novos Contextos de Aprendizagem- do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), da Universidade do Estado da Bahia/Campus XI e tem como objetivo investigar como a perspectiva interdisciplinar é evidenciada na interlocução entre educação, políticas públicas e desenvolvimento social em novos contextos de aprendizagem.


Projeto de Pesquisa: As Intervenções Educativas e Sociais e os Novos Contextos de Aprendizagem: (Inter) Relações com a Educação, Família, Gênero, Religião, Cultura e Saúde

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar/identificar /catalogar/ propor o estudo e a pesquisa aplicada sobre as intervenções educativas e sociais e os novos contextos de aprendizagem nos diversos espaços do conhecimento de âmbito nacional e internacional e suas: (inter) relações com a educação nas suas diversas modalidades e especificidades, família, gênero, religião, cultura e saúde. Este projeto está vinculado à linha de pesquisa Novos Contextos de Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação na modalidade Profissional – Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB).


 

Linha de Pesquisa 2: Novas formas de subjetivação e organização comunitária

Data de Início: 06/03/2017

 

 

Projeto de Pesquisa: Processos de subjetivação: diagnóstico e intervenção em contextos de organização comunitária

Descrição: O projeto de pesquisa objetiva investigar os aspectos psicodinâmicos nos diferentes processos de subjetivação de mulheres e homens em contextos de organização comunitária, a partir da utilização das técnicas gráficas e projetivas como mediadoras e facilitadores do intercâmbio social. O projeto procurará, também, desenvolver saberes e competências para a assistência de pessoas com adoecimento psíquico, contribuindo para a formação por meio através da vivência nas equipes de saúde. As atividades planejadas tem o propósito de potencializar espaços de atenção à saúde, articulando saberes e práticas multidisciplinares na perspectiva do diálogo com mulheres e homens, da formação de laços sociais e novas construções de sentido sobre si e a realidade. Centrado nos princípios de uma educação emancipatória, histórico-crítica e com base nos pilares da legislação em saúde e educação o projeto destaca o diagnóstico e as intervenções como ações mediadoras para o planejamento e realização de ações em diferentes contextos de organização comunitária. A proposta do projeto de pesquisa surge em razão de reflexões acerca dos processos de adoecimento psíquico e dos discursos sobre gênero nos diferentes contextos de organização comunitária.


Projeto de Pesquisa: Os processos de intervenções educativas e sociais no contexto do Sisal e suas interlocuções com os demais Territórios brasileiros no âmbito das organizações comunitárias

Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar/ identificar e propor processos de intervenções educativas e sociais no contexto do Sisal e suas interlocuções com os demais Territórios brasileiros no âmbito das organizações comunitárias, de base predominantemente rural dentre outras. Atentando-se às questões políticas, sociais, econômicas e educativas. Diante deste contexto, este projeto pretende pontuar a dinâmica existente desses processos e sistematizar uma interpretação contextualizada.