Estrutura Curricular

MPIES

Disciplina Optativa

Disciplina
Aprendizagem em Redes
Ementa
Descreve-se como, de um modo crescente, a intervenção em redes, sejam físicas, humanas ou digitais e virtuais, surge como instrumento de desenvolvimento humano e social imprescindível para a comunicação e a relação humana. Apresentam-se novos ambientes de aprendizagem que nascem das novas interações em rede, e se apresentam com um potencial de inovação que persistirá neste novo século.  
Carga Horária
60
Crédito
4

Disciplina Obrigatória Geral

Disciplina
Políticas de desenvolvimento humano e social
Ementa
Debate-se a cidadania como um dos mais altos desígnios da liberdade e da responsabilidade de pessoas e comunidades. Reflete-se sobre a educação centrada na ética, representando hoje um verdadeiro desafio para a sociedade e para as suas instituições educativas. Apresentam-se abordagens axiológicas e práticas centradas nos valores centrais da humanidade e nos seus direitos inalienáveis.  
Carga Horária
60h
Crédito
4

Disciplina Obrigatória Geral

Disciplina
Diagnóstico e desenvolvimento organizacional
Ementa
Reflete-se sobre - sendo as organizações os núcleos institucionais das modernas sociedades – a intervenção educativa e social enquanto ciclo de intervenção iniciado em métodos rigorosos de diagnóstico socioeducativo. Descreve-se como, a partir de uma correta avaliação das problemáticas, as estratégias de desenvolvimento organizacional poderão ser eficazes. Apresenta-se o funcionamento coerente, em abordagens racionais, humanistas, sociotécnicas, políticas, e estratégias, da díade diagnóstico-desenvolvimento. 
Carga Horária
60h
Crédito
4

Disciplina Obrigatória Geral

Disciplina
Metodologia da Pesquisa
Ementa
Discute-se a pesquisa científica como uma das estratégias de produção de conhecimentos mais importantes. Analisam-se outras formas de produção de conhecimento. Discutem-se os fundamentos epistemológicos baseados na filosofia da ciência, e apresentam-se modernos métodos de análise quantitativa e qualitativa de dados. Descreve-se o processo de construção de problemas de investigação a partir de teorias existentes e de evidências empíricas, bem como partir de situações experienciais de campo. Inventariam-se as diferentes tipologias de hipóteses, e os métodos aplicados pela ciência na produção de conhecimento que são socialmente úteis apesar da sua diversidade e complexidade. Reflete-se sobre o valor hermenêutico da ciência aplicada ao desenvolvimento humano e social. Destaca-se uma ênfase particular nas metodologias de pesquisa de campo, onde o investigador se insere, simultaneamente como um atore interventor social. 
Carga Horária
60h
Crédito
4

Disciplina Obrigatória Geral

Disciplina
Modelos de Intervenção Educativa e Social
Ementa
Discute-se a intervenção educativa e social enquanto, estratégia de desenvolvimento comunitário e pessoal. Enquadram-se conceitualmente de modo rigoroso os paradigmas de intervenção atuais. Descreve-se como uma das intervenções preventivas às intervenções remediativas existe um contínuo de opções num contexto de transições individuais e sociais, num mundo de aceleradas mudanças.
Carga Horária
60h
Crédito
4

Disciplina Optativa

Disciplina
Educação e cidadania
Ementa
Debate-se a cidadania como um dos mais altos desígnios da liberdade e da responsabilidade de pessoas e comunidades. Reflete-se sobre a educação centrada na ética, representando hoje um verdadeiro desafio para a sociedade e para as suas instituições educativas. Apresentam-se abordagens axiológicas e práticas centradas nos valores centrais da humanidade e nos seus direitos inalienáveis.
Carga Horária
60h
Crédito
04

Disciplina Optativa

Disciplina
Inovação social e empreendedorismo
Ementa
Discute-se como a intervenção educativa e social tem vindo crescentemente a evoluir no sentido da inovação social e do empreendedorismo. Reflete-se sobre problemáticas educativas e sociais antigas que persistem em se cristalizar, no sentido de lhes opor estratégias criativas e industriosas. Apresenta-se o pensamento empreendedor e práticas inovadoras, que para além de soluções, procuram constituir-se como uma atitude de transformação positiva da sociedade.
Carga Horária
60h
Crédito
04

Disciplina Optativa

Disciplina
Gestão de projetos
Ementa
Descreve-se como uma intervenção educativa e social para ser eficiente deve ser enquadrada numa perspectiva de gestão. Apresentam-se com base em fluxogramas estratégicos, os modelos de organização de projetos de intervenção educativa e social, aos níveis de planejamento, de avaliação contínua, e de retroalimentação decisional.
Carga Horária
60
Crédito
4
Disciplina
Ementa
Carga Horária
Crédito

Disciplina Optativa

Disciplina
Educação, Desenvolvimento e Modernidade
Ementa
Discute-se como o projeto global da modernidade assenta nos pressupostos de comunidades com níveis crescentes de educação e formação, que sustentarão comunidades mais ativas e participantes, enquanto coletivo, no desenvolvimento local e, simultaneamente, universal. Explicita-se o modo de implementação e desenvolvimento de sinergias entre estes vértices, de molde a que o progresso das sociedades possa representar um objetivo exequível e alcançável.
Carga Horária
60h
Crédito
4

Disciplina Optativa

Disciplina
Dinâmicas de grupo e liderança
Ementa
Discute-se como cada vez mais a sociedade se organiza em grupos, seja no campo educativo, seja no campo social. Reflete-se como aos responsáveis e atores dos processos de intervenção comunitária se exige o domínio das técnicas de condução dos grupos, para que estes funcionem de modo eficiente, coerente e proativo. Apresentam-se as competências de liderança democrática dos grupos que devem ser, igualmente, adquiridas e transmitidas aos membros das comunidades.
Carga Horária
60
Crédito
4
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