Corpo Docente

Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos

Professores Permanentes

Leliana Santos de Sousa

Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Criou o Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da UNEB com o Projeto de Infraestrutura submetido ao Edital da FINEP-MC&T em 2004, inaugurando um espaço destinado a pesquisadores e grupos de pesquisa com a finalidade de desenvolver pesquisas em Educação e Desenvolvimento Regional, evolução da pós-graduação e consolidação institucional e tendo em vista a informação e comunicação para a expansão da pesquisa na UNEB. Criou a SERIE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL do CPEDR/UNEB publicando artigos originados de pesquisas. Membro do RETINA Internacional- Recherches Esthétiques & Théoretiques sur les images Nouvelles et Anciennes; Líder do Grupo de pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (GEEDR/UNEB/CNPq); desenvolve estudos dos saberes e das práticas nas áreas Interdisciplinar, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas com enfase em Educação, Desenvolvimento Regional e Análise Cognitiva. Orienta Pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação/Especialização/Aperfeiçoamento; Mestrado e Doutorado. Trabalha com a Pesquisa pelos Práticos e a Observação Questionante. Integra o quadro docente do Doutorado Multiinstitucional e Multirreferencial em Difusão do Conhecimento (DMMDC) ministrando o componente Analise Cognitiva desenvolvendo a pesquisa para o Estado da Arte no Campo multirreferencial da Analise Cognitiva, e também do Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). É Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal da Bahia (1982), Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1988); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996). Doutora em Ciências da Educação pela Université Vincennes Saint-Denis Paris 8 - França (2003) defendendo tese na qual apresenta categorias de saberes para uma prática pedagógica de interferência cultural

Linha de pesquisa : Desenvolvimento Regional, Saberes Étnicos e Mercado Informal

Grupo de pesquisa : Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional

Áreas de interesse : Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Jocenildes Zacarias Santos

Pós- Doutorado em Educação e Infância (2017). Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) . Professora da Universidade do Estado da Bahia -Campus I- Salvador. Professora do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos- MPEJA. Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Infância, Linguage, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação-GELITIC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFANCIA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GESTÃO, ORGANIZAÇÃO, TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práxis pedagógica, tecnologias, educação, interatividade e rede, linguagem e Infância e EJA. Parecerista da Editora EDUFBa (2017). Parecerista Ad Hoc do Comitê de Avaliação da PROEX ( UNEB (2016-2017). Coordenadora do curso de Pedagogia - UAB/UNEB/UNEAD.                              

Linha de pesquisa : GESTÃO EDUCACIONAL E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de pesquisas que explicitem as causas dos problemas da EJA em nosso estado; Desenvolvimento de pesquisas sobre os impactos da EJA na vida dos formados e uso das tecnologias em sala de aula.

Grupo de pesquisa : Linguagem, Infância, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação- GELITIC

Áreas de interesse : Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.

Antonio Pereira

Mestre e Doutor em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisando no mestrado a educação profissional dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social e no doutorado a formação epistemológica dos educadores sociais. Professor, Orientador e Vice Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) – UNEB, Biênio 2018 a 2020. Professor da Graduação em Pedagogia, Departamento de Educação I, Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Educação Social, Currículo e Formação de Educadores (GESCFORME). Pesquisador do Grupo de Pedagogia Social, da Universidade de São Paulo (USP).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : EDUCAÇÃO, TRABALHO E MEIO AMBIENTE (Linha 1- MPEJA), FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORES SOCIAIS (Linha 1 - GESCFORME), Grupo de Pesquisa Educação Social, Currículo e Formação de Educador - GESCFORME, Trabalho e Educação.

Grupo de pesquisa : Educação Social, Currículo e Formação de Educadores (GESCFORME)

Áreas de interesse : Formação de Educador Social, Educação, Educação Profissional.

Carla Liane Nascimento dos Santos

Professora Titular do Departamento de Educação (DEDC- I) da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec)- UNEB, atuando na área de concentração de Gestão da Educação e Redes Sociais, Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA ( UNEB), atuando na Linha Educação e Trabalho. Pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional -CPEDR da UNEB.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Desigualdades Sociais, Pobreza e Segregação Social, Cultura e Desempenho na Sociedade Civil, Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional, Periferias Urbana, Desigualdades Sociais, Educação e Desenvolvimento, Gênero e Saúde, Juventude, Sexualidade e Saúde, Democracia, Movimentos Sociais, Estado e Gestão da Educação, Trabalho, Desigualdades e Vulnerabilidades

Grupo de pesquisa : Interculturalidades, Gestão da Educação e Trabalho- InterGesto e Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional.

Áreas de interesse : Sociologia, Outras Sociologias Específicas, Educação.

Patrícia Lessa Santos Costa

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2010). Área: Sociologia Política. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2003). Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais, com área de concentração em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000). É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação onde atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos. Estuda Educação, Gestão e Universidade; Movimentos Sociais, Redes Transnacionais. Atualmente coordena o Programa de Pós Graduação em Educaçao de Jovens e Adultos – MPEJA.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Universidade e inclusão e Educação, Direitos Humanos e Movimentos Sociais.

Áreas de interesse : Sociologia Política, Sociologia, Sociologia Urbana, Sociologia Aplicada à Administração, Estado e Governo e Educação

Edite Maria da Silva de Faria

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (1996), Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela UNEB (1997), Especialização em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2001), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2008) e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação- Conceição do Coité, Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia.

Currículo Lattes 

Linha de pesquisa : Educação e Desenvolvimento Local, Educação, Memória,Diversidade Cultural e Identidade dos Povos do Campo, Formação de Professor e Políticas Públicas e Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território do Sisal (OBEJA/BA).

Áreas de interesse : Educação em Periferias Urbanas, Formação de Professores, Educação e Trabalho, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Educação e Movimentos Sociais.

Erica Valeria Alves

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, na licenciatura em Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Psicologia da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, solução de problemas, formação de professores, ensino de matemática, educação de jovens e adultos e educação matemática de jovens e adultos.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Educação Matemática, Educação Matemática de Jovens e Adultos.

Áreas de interesse : Educação, Psicologia e Matemática.

José Humberto da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre pela Universidade do Estado da Bahia- Programa de Educação e Contemporaneidade (PPGeduc- Uneb). Líder do grupo de pesquisa FORTIS ( Formação, Trabalho e Identidades), professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural (Unicamp). Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação DECD/Campus I, , professor Permanente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em EJA .

Currículo Lattes

Grupo de pesquisa : FORTIS ( Formação, Trabalho e Identidades)

Áreas de interesse : Sociologia da Juventude, trajetórias de trabalho e Educação Profissional e Educação e Trabalho.

Tânia Regina Dantas

Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB) – Espanha, em 2009, Mestrado em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII – França (1981), Mestrado em Didática e Organização Escolar pela UAB- Espanha (2004), Diploma de Estudos Avançados (2004) e Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade de Paris I- IEDES. Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1972).

Linha de pesquisa : Formação. Autobiografia e Políticas Públicas, Formação de Professores, Políticas Públicas em educação de jovens e adultos, Formação de Professores e Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos.

Grupo de pesquisa : Formação, Autobiografia e Políticas Públicas

Áreas de interesse : Educação, Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional, Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos, Filosofia e Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.

Antonio Amorim

É formado em Pedagogia pela Faculdade Nove de Julho. Tem curso de graduação em Formação Especial em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1978). Tem Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha (2003). Realizou o Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo Doutorado Inter-istitucional e Multidisciplinar da Universidade Federal da Bahia (2016). É Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação com registro no CNPQ.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Área de Concentração 1 Gestão da Educação e Redes Sociais: Análise e aplicação de medidas de gestão e Área de Concentração 3 - Gestão e Tecnologias Educacionais.

Grupo de pesquisa : Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação

Áreas de interesse : Educação, Avaliação e gestão escolar e Administração de Unidades Educativas.

Francisca de Paula Santos da Silva

Francisca de Paula, pós-doutora e doutora em Educação, pela Universidade de Coimbra (2006) e Universidade Federal da Bahia (2005); mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (1997); especialista em Administração, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993); bacharel em Administração, pela Universidade Católica do Salvador (1990), e em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (1988). Na atualidade, em 2018, é bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Gestão Social do Conhecimento

Maria da Conceição Alves Ferreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997), Especialização em Planejamento e Gestão Educacional, Psicopedagogia escolar, mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Professora e orientadora do programa de Mestrado Profissional de Jovens e adultos da UNEB, tutora a distância da Universidade Aberta do Brasil, tutora a distância da Universidade do Estado da Bahia.

Grupo de pesquisa : Educação Literária Afrodescentes, Gestão e midiatização das práticas sociais, Estudos de Midia - Análise e gestão de processos socioculturais e de significação de produtos midiáticos.

Áreas de interesse : Educação, Ensino-Aprendizagem, Planejamento e Avaliação Educacional, Educação online, Currículo e Tópicos Específicos de Educação.


Professores Colaboradores