Corpo Docente

Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos

Professores Permanentes

Leliana Santos de Sousa

Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Criou o Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da UNEB com o Projeto de Infraestrutura submetido ao Edital da FINEP-MC&T em 2004, inaugurando um espaço destinado a pesquisadores e grupos de pesquisa com a finalidade de desenvolver pesquisas em Educação e Desenvolvimento Regional, evolução da pós-graduação e consolidação institucional e tendo em vista a informação e comunicação para a expansão da pesquisa na UNEB. Criou a SERIE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL do CPEDR/UNEB publicando artigos originados de pesquisas. Membro do RETINA Internacional- Recherches Esthétiques & Théoretiques sur les images Nouvelles et Anciennes; Líder do Grupo de pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (GEEDR/UNEB/CNPq); desenvolve estudos dos saberes e das práticas nas áreas Interdisciplinar, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas com enfase em Educação, Desenvolvimento Regional e Análise Cognitiva. Orienta Pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação/Especialização/Aperfeiçoamento; Mestrado e Doutorado. Trabalha com a Pesquisa pelos Práticos e a Observação Questionante. Integra o quadro docente do Doutorado Multiinstitucional e Multirreferencial em Difusão do Conhecimento (DMMDC) ministrando o componente Analise Cognitiva desenvolvendo a pesquisa para o Estado da Arte no Campo multirreferencial da Analise Cognitiva, e também do Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). É Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal da Bahia (1982), Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1988); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996). Doutora em Ciências da Educação pela Université Vincennes Saint-Denis Paris 8 - França (2003) defendendo tese na qual apresenta categorias de saberes para uma prática pedagógica de interferência cultural

Linha de pesquisa : Desenvolvimento Regional, Saberes Étnicos e Mercado Informal

Grupo de pesquisa : Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional

Áreas de interesse : Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Jocenildes Zacarias Santos

Pós- Doutorado em Educação e Infância (2017). Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) . Professora da Universidade do Estado da Bahia -Campus I- Salvador. Professora do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos- MPEJA. Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Infância, Linguage, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação-GELITIC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFANCIA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GESTÃO, ORGANIZAÇÃO, TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práxis pedagógica, tecnologias, educação, interatividade e rede, linguagem e Infância e EJA. Parecerista da Editora EDUFBa (2017). Parecerista Ad Hoc do Comitê de Avaliação da PROEX ( UNEB (2016-2017). Coordenadora do curso de Pedagogia - UAB/UNEB/UNEAD.                              

Linha de pesquisa : GESTÃO EDUCACIONAL E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de pesquisas que explicitem as causas dos problemas da EJA em nosso estado; Desenvolvimento de pesquisas sobre os impactos da EJA na vida dos formados e uso das tecnologias em sala de aula.

Grupo de pesquisa : Linguagem, Infância, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação- GELITIC

Áreas de interesse : Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.

Antonio Pereira

Mestre e Doutor em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisando no mestrado a educação profissional dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social e no doutorado a formação epistemológica dos educadores sociais. Professor, Orientador e Vice Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) – UNEB, Biênio 2018 a 2020. Professor da Graduação em Pedagogia, Departamento de Educação I, Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Educação Social, Currículo e Formação de Educadores (GESCFORME). Pesquisador do Grupo de Pedagogia Social, da Universidade de São Paulo (USP).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : EDUCAÇÃO, TRABALHO E MEIO AMBIENTE (Linha 1- MPEJA), FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORES SOCIAIS (Linha 1 - GESCFORME), Grupo de Pesquisa Educação Social, Currículo e Formação de Educador - GESCFORME, Trabalho e Educação.

Grupo de pesquisa : Educação Social, Currículo e Formação de Educadores (GESCFORME)

Áreas de interesse : Formação de Educador Social, Educação, Educação Profissional.

Carla Liane Nascimento dos Santos

Professora Titular do Departamento de Educação (DEDC- I) da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec)- UNEB, atuando na área de concentração de Gestão da Educação e Redes Sociais, Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA ( UNEB), atuando na Linha Educação e Trabalho. Pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional -CPEDR da UNEB.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Desigualdades Sociais, Pobreza e Segregação Social, Cultura e Desempenho na Sociedade Civil, Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional, Periferias Urbana, Desigualdades Sociais, Educação e Desenvolvimento, Gênero e Saúde, Juventude, Sexualidade e Saúde, Democracia, Movimentos Sociais, Estado e Gestão da Educação, Trabalho, Desigualdades e Vulnerabilidades

Grupo de pesquisa : Interculturalidades, Gestão da Educação e Trabalho- InterGesto e Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional.

Áreas de interesse : Sociologia, Outras Sociologias Específicas, Educação.

Patrícia Lessa Santos Costa

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2010). Área: Sociologia Política. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2003). Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais, com área de concentração em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000). É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação onde atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos. Estuda Educação, Gestão e Universidade; Movimentos Sociais, Redes Transnacionais. Atualmente coordena o Programa de Pós Graduação em Educaçao de Jovens e Adultos – MPEJA.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Universidade e inclusão e Educação, Direitos Humanos e Movimentos Sociais.

Áreas de interesse : Sociologia Política, Sociologia, Sociologia Urbana, Sociologia Aplicada à Administração, Estado e Governo e Educação

Ana Paula Silva da Conceição

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1999), graduação em Licenciatura Plena Em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faced, na Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente realiza a pesquisa de Pós-doutorado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, no Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED. Bolsista CAPES- PNPD.

Currículos Lattes

Linha de pesquisa : Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL, Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Currículo para Infância, Linguagens e EJA- FORMACCEINFÂNCIA, Linguagens E Educação De Jovens E Adultos-eja , EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.

Grupo de pesquisa : FORMACCEINFÂNCIA LINGUAGENS E EJA-UNEB-DEDC I.

Áreas de interesse : Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, Pesquisa e Prática Pedagógica, Planejamento e Avaliação Educacional, Fundamentos da Educação Infantil.

Edite Maria da Silva de Faria

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (1996), Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela UNEB (1997), Especialização em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2001), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2008) e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação- Conceição do Coité, Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia.

Currículo Lattes 

Linha de pesquisa : Educação e Desenvolvimento Local, Educação, Memória,Diversidade Cultural e Identidade dos Povos do Campo, Formação de Professor e Políticas Públicas e Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território do Sisal (OBEJA/BA).

Áreas de interesse : Educação em Periferias Urbanas, Formação de Professores, Educação e Trabalho, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Educação e Movimentos Sociais.

Erica Valeria Alves

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, na licenciatura em Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Psicologia da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, solução de problemas, formação de professores, ensino de matemática, educação de jovens e adultos e educação matemática de jovens e adultos.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Educação Matemática, Educação Matemática de Jovens e Adultos.

Áreas de interesse : Educação, Psicologia e Matemática.

José Humberto da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre pela Universidade do Estado da Bahia- Programa de Educação e Contemporaneidade (PPGeduc- Uneb). Líder do grupo de pesquisa FORTIS ( Formação, Trabalho e Identidades), professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural (Unicamp). Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação DECD/Campus I, , professor Permanente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em EJA .

Currículo Lattes

Grupo de pesquisa : FORTIS ( Formação, Trabalho e Identidades)

Áreas de interesse : Sociologia da Juventude, trajetórias de trabalho e Educação Profissional e Educação e Trabalho.

Tânia Regina Dantas

Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB) – Espanha, em 2009, Mestrado em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII – França (1981), Mestrado em Didática e Organização Escolar pela UAB- Espanha (2004), Diploma de Estudos Avançados (2004) e Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade de Paris I- IEDES. Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1972).

Linha de pesquisa : Formação. Autobiografia e Políticas Públicas, Formação de Professores, Políticas Públicas em educação de jovens e adultos, Formação de Professores e Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos.

Grupo de pesquisa : Formação, Autobiografia e Políticas Públicas

Áreas de interesse : Educação, Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional, Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos, Filosofia e Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.

Antonio Amorim

É formado em Pedagogia pela Faculdade Nove de Julho. Tem curso de graduação em Formação Especial em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1978). Tem Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha (2003). Realizou o Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo Doutorado Inter-istitucional e Multidisciplinar da Universidade Federal da Bahia (2016). É Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação com registro no CNPQ.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Área de Concentração 1 Gestão da Educação e Redes Sociais: Análise e aplicação de medidas de gestão e Área de Concentração 3 - Gestão e Tecnologias Educacionais.

Grupo de pesquisa : Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação

Áreas de interesse : Educação, Avaliação e gestão escolar e Administração de Unidades Educativas.

Francisca de Paula Santos da Silva

Francisca de Paula, pós-doutora e doutora em Educação, pela Universidade de Coimbra (2006) e Universidade Federal da Bahia (2005); mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (1997); especialista em Administração, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993); bacharel em Administração, pela Universidade Católica do Salvador (1990), e em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (1988). Na atualidade, em 2018, é bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Gestão Social do Conhecimento

Maria da Conceição Alves Ferreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997), Especialização em Planejamento e Gestão Educacional, Psicopedagogia escolar, mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Professora e orientadora do programa de Mestrado Profissional de Jovens e adultos da UNEB, tutora a distância da Universidade Aberta do Brasil, tutora a distância da Universidade do Estado da Bahia.

Grupo de pesquisa : Educação Literária Afrodescentes, Gestão e midiatização das práticas sociais, Estudos de Midia - Análise e gestão de processos socioculturais e de significação de produtos midiáticos.

Áreas de interesse : Educação, Ensino-Aprendizagem, Planejamento e Avaliação Educacional, Educação online, Currículo e Tópicos Específicos de Educação.


Professores Colaboradores