Apresentação

Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos

O Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) é um Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade do Estado da Bahia, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC – Campus I. A estrutura, os objetivos e as finalidades do MPEJA orientam-se pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de Dezembro de 2009 e Edital nº 005/ de 30 de abril de 2010 do Ministério da Educação que dispõem sobre o mestrado profissional no âmbito do sistema nacional de pós-graduação no Brasil. O MPEJA foi aprovado pela Resolução CONSU/Uneb nº e recomendado pela CAPES por meio do ofício nº 229-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.

O Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) visa a produção de conhecimentos, a atualização permanente dos avanços da ciência e das tecnologias, a formação e o aperfeiçoamento de profissionais na área.da educação de jovens e adultos, atendendo às demandas sociais e profissionais.

O curso tem como objetivo geral a qualificação profissional de recursos humanos com capacidade científica, didático-pedagógica, técnica, política, e ética para atuar no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão na área da educação de jovens e adultos, atendendo às peculiaridades desse campo e aos novos paradigmas educacionais para esta área.

O Mestrado Profissional tem uma carga horária de 840 horas, desenvolvido em dois anos, funcionará no DEDC-Campus I, nos turnos vespertino e noturno, oferecendo 30 vagas e está estruturado em 3 Áreas de Concentração: Educação, Trabalho e Meio Ambiente; Formação de Professores; Gestão Educacional e Novas Tecnologias.

Patrícia Lessa
Coordenadora do MPEJA

Áreas de Concentração:

Área 1 – Educação, Trabalho e Meio Ambiente

Área 2 – Formação de Professores e Políticas Públicas

Área 3 – Gestão Educacional e Tecnologias da Comunicação

Critérios de seleção:

Poderão inscrever-se nos processos seletivos aqueles candidatos que atendam aos seguintes requisitos, simultaneamente:
O MPEJA destina-se a professores, gestores, técnicos e aos demais profissionais que estejam vinculados às instituições públicas ou privadas. Com formação em nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), que atuam nas diferentes áreas do conhecimento, interessados em desenvolver proposta de trabalho (projeto de intervenção, pesquisa aplicada, desenvolvimento técnico e tecnológico) nos campos temáticos de Educação de Jovens e Adultos.

Local: DEDC / Campus I – Salvador
Coordenadora: Patrícia Lessa Santos Costa
Vice-Coordenadora: Antonio Pereira Santos
Tels.: (71) 3117-2226
Email: mpeja@uneb.br