Direito

DEDC - Campus Itaberaba

Sobre o Curso

No Departamento de Educação do Campus XIII (DEDC XIII), o curso de Bacharelado em Direito busca desenvolver competências fundamentais para o exercício da profissão, bem como formar sujeitos capazes de refletir sobre os problemas que lhes são apresentados e, desta forma, reunir esforços para intervir nessas demandas.  Ademais, pode-se abordar as finalidades do curso em dois direcionamentos, quais sejam: a) o dogmático; e, b) o zetético.

Em uma primeira perspectiva, o caráter dogmático traduz a necessidade de que o discente, no transcurso dos seus estudos, desenvolva aptidões técnicas para lidar com os problemas jurídicos, assimilando os conceitos e ditames normativos que envolvem a aplicação do Direito vigente. A apresentação dos postulados dogmáticos viabiliza o entendimento sobre ordenamento jurídico brasileiro, como também introduzem as principais discussões e dissensos quanto aos institutos que orientam a técnica necessária para a fundamentação do próprio objeto de estudo.

Além de tratar questões de natureza dogmática, imprescindíveis para a formação do estudante de Direito, destaca-se também a introdução de uma perspectiva zetética, no sentido explorar, em uma abordagem epistemológica, os problemas principais relativos aos estudos propostos, oportunizando uma compreensão crítica e profunda sobre o próprio objeto de estudo. Nesse sentido, ressalta-se também a necessidade de promover a formação de cidadãos capazes de questionar, perceber problemas e desenvolver estratégias comprometidas com a diminuição das assimetrias sociais e a persecução de dos fundamentos democráticos.   

A implantação do curso de Bacharelado em Direito, com sede na cidade de Itaberaba, é de extrema importância para os municípios próximos – como, por exemplo, Rafael Jambeiro, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Mundo Novo e Lajedinho -, pois abrange área significativa e beneficia a população correspondente, assegurando o acesso à justiça. Em regra, o corpo discente é oriundo dessas cidades circunvizinhas, sendo marcado pelo interesse e comprometimento com o curso.

Por fim, a proposta básica do referido se consubstancia na necessidade de contribuir com a formação/qualificação de profissionais da região, suprindo antigas demandas específicas da sociedade civil, além de beneficiar um elevado número de alunos que aguarda a oportunidade de iniciar a graduação, através de um curso gratuito e com  a qualidade de uma universidade pública. 

Duração do curso:5 anos

Turno: Matutino e Noturno.


Infraestrutura

Em construção.


Docentes

Ney Menezes de Oliveira Filho
Vinculação: Efetivo
Titulação: Mestrado
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Auxiliar
nfilho@uneb.br
Currículo Lattes 

Fredson Timbira Dias dos Santos
Vinculação: Efetivo 
Titulação: Mestrado
Regime de Trabalho: DE
Classe Funcional: Assistente
ftimbira@uneb.br
Currículo Lattes 

Frederico Costa Magalhães
Vinculação: 
Titulação: 
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: 
email@uneb.br
Currículo Lattes 

 

 

 

 

 

 


Colegiado

Coordenação

Ney Menezes de Oliveira Filho
nfilho@uneb.br
(75) 3251-1710

Secretaria

Nome
email@uneb.br
(75) 3251-1710

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 14h às 18h.
Av. Luís Viana Filho - 1861, Batalhão, Itaberaba (BA)