Departamento de Educação

DEDC - Campus Guanambi

Departamento de Educação
Departamento de Educação

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus XII da UNEB, em Guanambi, originou-se da Faculdade de Educação de Guanambi (FAEG), inaugurada no ano de 1989. A partir da reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, em 1997, passa a ser denominada Departamento de Educação (DEDC).

Atualmente, o DEDC do Campus XII oferta bacharelados em Administração, Enfermagem e Educação Física e uma licenciatura em Pedagogia.

MURAL DE AVISOS
  • 03/10/2019 -  DEDC XII emite nota de pesar por estudantes e profissional envolvidos em trágico acidente
    NOTA DE PESAR - GUANAMBI
  • 06/02/2017 -  Início das aulas - Semestre 2017.1
  • 17/02/2017 -  Aula Inaugural Semestre 2017.1 - Estado de Exceção no Brasil Atual Palestrante: José Eduardo Cardozo

GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS

  • UNEB no Largo: Lavagem do Bonfim

  • Lançamento Coletivo EdUNEB

  • Luzes de Natal 2016

  • Lançamento do Anuário 2016

O Departamento de Educação do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB está localizado no município de Guanambi na região denominada de Território de Identidade Sertão Produtivo.

Este território é formado por vinte municípios baianos, sendo eles: Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Candiba, Pindaí, Urandi, Sebastião Laranjeiras, Ibiassucê, Caculé, Rio do Antônio, Malhada de Pedras, Brumado, Tanhaçu, Ituaçu, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real e Tanque Novo.

O Território de Identidade Sertão Produtivo integra o complexo de formação da Serra Geral, que tem sua composição de rochas vulcânicas básicas (basaltos) e intermediárias (riodacitos) apresentando intercalações de arenitos finos. Pesquisas mineralógicas concluíram pela existência de extensa jazida ferrífera, cuja exploração econômica veio a dar-se a partir de 2007. Além do ferro, a região produz mármores, granitos diversos, pedra-giz (Brumado), ametista e urânio (Caetité). As principais cidades localizadas na Serra Geral são Guanambi, Caetité e Brumado.