Administração

DEDC - Campus Guanambi

Sobre o Curso

A Administração, enquanto profissão foi regulamentada em 09 de setembro de 1965, por meio da Lei 4.769, ocasião em que foram definidas as profissões de administrador de empresas e de administrador público.

Em 08 de julho de 1966, foi editado o Parecer do então Conselho Federal de Educação (CFE) que definiu o primeiro currículo mínimo dos cursos de Administração.

O Curso de Bacharelado em Administração do Campus XII – Guanambi foi incluído na proposta do Plano de Expansão da Universidade dos cursos de graduação, conforme Portaria nº 1990 de 20 de agosto de 2003, posteriormente, a Resolução nº 288 do CONSU/UNEB, de 13 de julho de 2004, cria, autoriza a implantação e o funcionamento do referido curso neste Campus.

O Curso de Bacharelado em Administração do DEDC visa à formação humanística, técnica e científica do aluno. Sendo assim, tal curso se fará pautado de forma a despertar a visão crítica, política, social, criativa e ética, para que o futuro profissional possa tomar decisões, empreender com competência e atuar interdisciplinarmente na administração das organizações governamentais e não-governamentais como agente de transformação e desenvolvimento.

A presente proposta tem o compromisso com a formação superior que possa abranger a administração nessa nova ordem de emergentes mudanças sociais, tecnológicas e científicas. Para tanto, o curso terá por finalidade atender às demandas das realidades do município de Guanambi e região circunvizinha, sob aos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.

O curso tem parcerias consolidadas com instituições da cidade e região, tais como: SEBRAE, CDL, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Educação, INSS, Justiça Federal, Banco do Brasil, dentre outras. As mesmas oferecem campos de estágio para os nossos acadêmicos, por conta disso, concorremos ao edital do Prolem que nos contemplou com a sala de multimeios que tem como objetivo servir de local de treinamento e recrutamento dos nossos alunos. Também contamos com a Empresa Junior e o Diretório Acadêmico (D.A), como instrumentos que contribuem com a autonomia estudantil, interagindo nos espaços acadêmicos e promovendo a integração entre Universidade e comunidade. 

Pensar a formação do Administrador na sociedade contemporânea – onde os avanços da tecnologia, da comunicação e da informação redimensionam a estrutura do trabalho, gerando desemprego em massa – requer pensá-la para as exigências da sociedade em curso. Assim, o curso de Administração, enseja formar profissionais com visão sistêmica da realidade social, que, a partir de conhecimentos técnico-científicos e de reflexão crítica, possam estar atentos à relevância social do desenvolvimento na atualidade. Enfim, um profissional que apresente flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do Administrador, capaz de compreender, analisar e intervir na estrutura social e econômica do país, através de uma atuação marcante em termos regionais.

O profissional do Curso de Administração estará legalmente apto a atuar como profissional em: Empresas, Comércios, Indústrias, Hospitais, Hotéis, Área Rural, Cooperativas, Consórcios, Imóveis, dentre outras.

Sendo assim, o curso de graduação de Administração deve formar profissionais que revelem as seguintes competências e habilidades:

Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;

Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;

Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais

Duração do curso:8 (oito) semestres

Turno: Noturno.


Infraestrutura

Em construção.


Docentes

Djalma Palma da Silva
Vinculação: Substituto
Titulação: Especialização
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Assistente
dpsilva@uneb.br
Currículo Lattes

Euclides Santos Bittencourt
Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado
Regime de Trabalho:
Classe Funcional: Titular
ebittencurt@uneb.br
Currículo Lattes

Fabricio Lopes Rodrigues
Vinculação: Substituto
Titulação: Especialização
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Assistente
flrodrigues@uneb.br
Currículo Lattes

João Hélio Reale da Cruz
Vinculação: Efetivo
Titulação: Mestrado
Regime de Trabalho: 20h
Classe Funcional: Auxiliar
jrcruz@uneb.br
Currículo Lattes

João Wilker Aparecido Guimarães da Silva
Vinculação: Substituto
Titulação: Especialização
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Assistente
jwagsilva@uneb.br
Currículo Lattes

Jussimara de Cássia leite de Souza
Vinculação: Substituto
Titulação: Especialização
Regime de Trabalho:
Classe Funcional: Assistente
jclsouza@uneb.br
Currículo Lattes

Marcelo Neves Costa
Vinculação: Substituto
Titulação: Especialização
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Assistente
mncosta@uneb.br
Currículo Lattes

Mônica Pinchemel Nascimento
Vinculação: Substituto
Titulação: Especialização
Regime de Trabalho:
Classe Funcional: Assistente
mpinchemel@uneb.br
Currículo Lattes

Rogério Santos Marques
Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado
Regime de Trabalho:
Classe Funcional: Assistente
rmarques@uneb.br
Currículo Lattes

Sandra Célia Coelho Gomes da Silva
Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Adjunto
scsilva@uneb.br
Currículo Lattes

Vanderlei Marques Cardoso
Vinculação: Efetivo
Titulação: Especialização
Regime de Trabalho: 20h
Classe Funcional: Substituto
vcardoso@uneb.br
Currículo Lattes

Vânia Montalvão
Vinculação: Efetivo
Titulação: Mestrado
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Auxiliar
vcardoso@uneb.br
Currículo Lattes

 

 

 

 

 

 

 


Colegiado

Coordenação

Nome
email@uneb.br:
(77) 3454 - 0000

Secretaria

Nome
email@uneb.br:
(77) 3454 - 0000

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 14h às 18h.
Rua A, 394 - Guanambi (BA)